O estudo reflete os usos de metodologias ativas e lúdicas em práticas de alfabetização e de letramento em língua materna no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, no contexto da pandemia da Covid-19. Tem origem em projeto de ensino vinculado ao Programa de Apoio às Licenciatura (Prolicen) 2021/UFPB. Fundamenta-se, por exemplo, em conceitos de Isabel Alarcão (2005) e Magda Soares (2001). Assumiu contornos de estudo qualitativo em educação e caracteriza-se como uma pesquisa-ação. Foi realizado em duas turmas com quarenta crianças ao longo de sete meses. Para a constituição dos dados, os seguintes procedimentos foram adotados: estudos, planejamentos e construção de materiais didáticos e atividades; sistematização de arquivos com os materiais produzidos e elaboração de registros reflexivos. Os materiais foram analisados e lidos para a seleção das informações, as quais subsidiaram os resultados apresentados. Para as práticas de alfabetização e de letramento das crianças foram construídos e explorados quatro vídeos educativos com o tema festa junina; uma história em quadrinho sobre os tipos de moradias; dois alfabetos móveis ilustrados; um semáforo e placas de trânsito; uma lista de palavras e uma cartilha didática, composta por quatro poemas do escritor Manuel Bandeira, com atividades de cruzadinha, caça-palavras e sequência textual. Conclui-se que os materiais didáticos e as atividades apoiaram as práticas de alfabetização e de letramento nas escolas no contexto da pandemia, auxiliando na qualidade da aprendizagem e do atendimento às crianças, bem como as experiências colaboraram com a formação inicial das estudantes de Pedagogia envolvidas no trabalho.