Os Temas Transversais tem sido compreendido como um aspecto essencial na formação do sujeito como cidadão, desde a sua mais tenra idade, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) aborda a importância dos temas a partir de 1997. O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a importância de se apresentar os temas transversais desde a educação infantil. Como método foi utilizado uma análise não sistemática da literatura, utilizando como descritores: educação infantil e temas transversais. Observou-se que as estratégias de disseminação dos temas transversais no currículo da educação brasileira tem se caracterizado prioritário a partir de três dimensões: valores, conhecimentos e competências, considerados de suma importância para o desenvolvimento pessoal e social dos aprendentes.A apresentação dos temas transversais é essencial desde a educação infantil, pois parte-se do princípio que a educação infantil, caracterizada como a primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Na busca de se incentivar uma educação orientada para a cidadania se faz necessário a inserção de aspectos sociais para a aprendizagem e reflexão a respeito de temas que irão favorecer melhor qualidade de vida e interação social, assim sendo, os temas transversais propõem que se trabalhe na escola os seguintes Temas Transversais: 1) Ética; 2)Pluralidade Cultural; 3)Meio Ambiente; 4) Saúde; 5) Orientação Sexual; 6) Temas Locais. Sendo a infância a base do desenvolvimento humano, faz-se mister ensinar desde então os valores éticos e morais norteadores de uma melhor convivência em sociedade, a partir da compreensão que é preciso, sobretudo, respeitar o próximo. Este respeito norteará diretamente o segundo tema que é o da pluralidade cultural, uma vez que a criança precisa conhecer e respeitar as diversas culturas e etnias existentes no Brasil, valorizando a importância de cada uma no desenvolvimento do país. Ensinar a conservar o meio ambiente proporcionará o desenvolvimento de cidadãos preocupados com a ecologia, com a economia de água e energia, com a conservação do meio ambiente e, desta forma, beneficiando não só a sua região, mas o planeta Terra. Ao introduzir o tema saúde no dia-a-dia dos pequeninos os temas transversais favorecem o desenvolvimento saudável, principalmente, ao se aprender a importância dos hábitos de higiene pessoal. Embora a questão da sexualidade ainda seja, nesta etapa da vida, muito complexo, é preciso inseri-lo e ensinar a diferença entre os sexos, bem como, favorecer o respeito a individualidade do outro e por fim, os temas locais que deverão ser abordados de acordo com as necessidades de cada região e suas especificidades locais. Foi possível apreender através das leituras e pesquisas realizadas que a inserção dos temas transversais desde a educação infantil é algo essencial e urgente, pois esta etapa do desenvolvimento tem características próprias que favorecem a apreensão de conhecimentos e hábitos de modo que estes permaneçam por toda a vida.