TEMAS TRANSVERSAIS: OLHARES E SABERES ESSENCIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9247 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1759 "inscrito_id" => 5175 "titulo" => "TEMAS TRANSVERSAIS: OLHARES E SABERES ESSENCIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Os Temas Transversais tem sido compreendido como um aspecto essencial na formação do sujeito como cidadão, desde a sua mais tenra idade, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) aborda a importância dos temas a partir de 1997. O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a importância de se apresentar os temas transversais desde a educação infantil. Como método foi utilizado uma análise não sistemática da literatura, utilizando como descritores: educação infantil e temas transversais. Observou-se que as estratégias de disseminação dos temas transversais no currículo da educação brasileira tem se caracterizado prioritário a partir de três dimensões: valores, conhecimentos e competências, considerados de suma importância para o desenvolvimento pessoal e social dos aprendentes.A apresentação dos temas transversais é essencial desde a educação infantil, pois parte-se do princípio que a educação infantil, caracterizada como a primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Na busca de se incentivar uma educação orientada para a cidadania se faz necessário a inserção de aspectos sociais para a aprendizagem e reflexão a respeito de temas que irão favorecer melhor qualidade de vida e interação social, assim sendo, os temas transversais propõem que se trabalhe na escola os seguintes Temas Transversais: 1) Ética; 2)Pluralidade Cultural; 3)Meio Ambiente; 4) Saúde; 5) Orientação Sexual; 6) Temas Locais. Sendo a infância a base do desenvolvimento humano, faz-se mister ensinar desde então os valores éticos e morais norteadores de uma melhor convivência em sociedade, a partir da compreensão que é preciso, sobretudo, respeitar o próximo. Este respeito norteará diretamente o segundo tema que é o da pluralidade cultural, uma vez que a criança precisa conhecer e respeitar as diversas culturas e etnias existentes no Brasil, valorizando a importância de cada uma no desenvolvimento do país. Ensinar a conservar o meio ambiente proporcionará o desenvolvimento de cidadãos preocupados com a ecologia, com a economia de água e energia, com a conservação do meio ambiente e, desta forma, beneficiando não só a sua região, mas o planeta Terra. Ao introduzir o tema saúde no dia-a-dia dos pequeninos os temas transversais favorecem o desenvolvimento saudável, principalmente, ao se aprender a importância dos hábitos de higiene pessoal. Embora a questão da sexualidade ainda seja, nesta etapa da vida, muito complexo, é preciso inseri-lo e ensinar a diferença entre os sexos, bem como, favorecer o respeito a individualidade do outro e por fim, os temas locais que deverão ser abordados de acordo com as necessidades de cada região e suas especificidades locais. Foi possível apreender através das leituras e pesquisas realizadas que a inserção dos temas transversais desde a educação infantil é algo essencial e urgente, pois esta etapa do desenvolvimento tem características próprias que favorecem a apreensão de conhecimentos e hábitos de modo que estes permaneçam por toda a vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TEMAS TRANSVERSAIS, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_11_2014_13_35_43_idinscrito_5175_dd9c9cd3d5f4bdac51181d3a5dcb9742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA DIAS PALITOT" "autor_nome_curto" => "MÔNICA PALITOT" "autor_email" => "monicadiaspt@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9247 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1759 "inscrito_id" => 5175 "titulo" => "TEMAS TRANSVERSAIS: OLHARES E SABERES ESSENCIAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Os Temas Transversais tem sido compreendido como um aspecto essencial na formação do sujeito como cidadão, desde a sua mais tenra idade, e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) aborda a importância dos temas a partir de 1997. O presente trabalho tem por objetivo principal compreender a importância de se apresentar os temas transversais desde a educação infantil. Como método foi utilizado uma análise não sistemática da literatura, utilizando como descritores: educação infantil e temas transversais. Observou-se que as estratégias de disseminação dos temas transversais no currículo da educação brasileira tem se caracterizado prioritário a partir de três dimensões: valores, conhecimentos e competências, considerados de suma importância para o desenvolvimento pessoal e social dos aprendentes.A apresentação dos temas transversais é essencial desde a educação infantil, pois parte-se do princípio que a educação infantil, caracterizada como a primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Na busca de se incentivar uma educação orientada para a cidadania se faz necessário a inserção de aspectos sociais para a aprendizagem e reflexão a respeito de temas que irão favorecer melhor qualidade de vida e interação social, assim sendo, os temas transversais propõem que se trabalhe na escola os seguintes Temas Transversais: 1) Ética; 2)Pluralidade Cultural; 3)Meio Ambiente; 4) Saúde; 5) Orientação Sexual; 6) Temas Locais. Sendo a infância a base do desenvolvimento humano, faz-se mister ensinar desde então os valores éticos e morais norteadores de uma melhor convivência em sociedade, a partir da compreensão que é preciso, sobretudo, respeitar o próximo. Este respeito norteará diretamente o segundo tema que é o da pluralidade cultural, uma vez que a criança precisa conhecer e respeitar as diversas culturas e etnias existentes no Brasil, valorizando a importância de cada uma no desenvolvimento do país. Ensinar a conservar o meio ambiente proporcionará o desenvolvimento de cidadãos preocupados com a ecologia, com a economia de água e energia, com a conservação do meio ambiente e, desta forma, beneficiando não só a sua região, mas o planeta Terra. Ao introduzir o tema saúde no dia-a-dia dos pequeninos os temas transversais favorecem o desenvolvimento saudável, principalmente, ao se aprender a importância dos hábitos de higiene pessoal. Embora a questão da sexualidade ainda seja, nesta etapa da vida, muito complexo, é preciso inseri-lo e ensinar a diferença entre os sexos, bem como, favorecer o respeito a individualidade do outro e por fim, os temas locais que deverão ser abordados de acordo com as necessidades de cada região e suas especificidades locais. Foi possível apreender através das leituras e pesquisas realizadas que a inserção dos temas transversais desde a educação infantil é algo essencial e urgente, pois esta etapa do desenvolvimento tem características próprias que favorecem a apreensão de conhecimentos e hábitos de modo que estes permaneçam por toda a vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TEMAS TRANSVERSAIS, CIDADANIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_13_11_2014_13_35_43_idinscrito_5175_dd9c9cd3d5f4bdac51181d3a5dcb9742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONICA DIAS PALITOT" "autor_nome_curto" => "MÔNICA PALITOT" "autor_email" => "monicadiaspt@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }