Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO QUÍMICA PARA JOVENS E ADULTOS: EXPERIMENTOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉRMICOS

Palavra-chaves: CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8736
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 443
    "inscrito_id" => 2754
    "titulo" => "EDUCAÇÃO QUÍMICA PARA JOVENS E ADULTOS: EXPERIMENTOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉRMICOS"
    "resumo" => "Este trabalho foi estruturado numa metodologia dialogada dentro de uma perspectiva contextualizada visando uma aprendizagem em Química de forma mais dinâmica. Tal proposta didática foi realizada por um grupo de pesquisa do CNPq, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba com o tema Reações Endotérmicas e Exotérmicas junto a uma classe de jovens e adultos do terceiro ano do nível médio da Escola Estadual Maria de Lourdes Araújo, localizada em Santa Rita – PB. A unidade didática foi previamente esquematizada pelos componentes do grupo junto ao professor da turma participante partindo de uma expectação contextualizada que relaciona o conteúdo a vivência dos estudantes numa tentativa de incentivar/melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que as pessoas que optam por cursar o EJA, em sua grande maioria são jovens, adultos e trabalhadores, que não dispõem de tempo hábil para estudo e possuem uma carga de conhecimentos próprios adquiridos em sua prática cotidiana. Por esse motivo, a aplicação foi realizada com o intuito de aproveitar tais conhecimentos e usá-los como uma ferramenta a fim de despertar o interesse do alunado. Para tanto, utilizou-se experimentos sucintos envolvendo os alunos nas atividades, realizando reflexões sobre o mundo ao seu redor, estimulando deste modo à interação professor-aluno e facilitando a compreensão desta temática. Com isso, pôde-se observar que a utilização de uma didática diferenciada estimulou os alunos a participarem ativamente das aulas, comprovando que a contextualização por meio da problematização do cotidiano aliada a experimentação gera um diálogo motivacional e eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_08_40_37_idinscrito_2754_014bcaf066f9d15974877faafddbdf1f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA RHUANA PEREIRA SALES"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA RHUANA"
    "autor_email" => "flavia.rhuana@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8736
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 443
    "inscrito_id" => 2754
    "titulo" => "EDUCAÇÃO QUÍMICA PARA JOVENS E ADULTOS: EXPERIMENTOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉRMICOS"
    "resumo" => "Este trabalho foi estruturado numa metodologia dialogada dentro de uma perspectiva contextualizada visando uma aprendizagem em Química de forma mais dinâmica. Tal proposta didática foi realizada por um grupo de pesquisa do CNPq, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba com o tema Reações Endotérmicas e Exotérmicas junto a uma classe de jovens e adultos do terceiro ano do nível médio da Escola Estadual Maria de Lourdes Araújo, localizada em Santa Rita – PB. A unidade didática foi previamente esquematizada pelos componentes do grupo junto ao professor da turma participante partindo de uma expectação contextualizada que relaciona o conteúdo a vivência dos estudantes numa tentativa de incentivar/melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que as pessoas que optam por cursar o EJA, em sua grande maioria são jovens, adultos e trabalhadores, que não dispõem de tempo hábil para estudo e possuem uma carga de conhecimentos próprios adquiridos em sua prática cotidiana. Por esse motivo, a aplicação foi realizada com o intuito de aproveitar tais conhecimentos e usá-los como uma ferramenta a fim de despertar o interesse do alunado. Para tanto, utilizou-se experimentos sucintos envolvendo os alunos nas atividades, realizando reflexões sobre o mundo ao seu redor, estimulando deste modo à interação professor-aluno e facilitando a compreensão desta temática. Com isso, pôde-se observar que a utilização de uma didática diferenciada estimulou os alunos a participarem ativamente das aulas, comprovando que a contextualização por meio da problematização do cotidiano aliada a experimentação gera um diálogo motivacional e eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_08_40_37_idinscrito_2754_014bcaf066f9d15974877faafddbdf1f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLÁVIA RHUANA PEREIRA SALES"
    "autor_nome_curto" => "FLÁVIA RHUANA"
    "autor_email" => "flavia.rhuana@outlook.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este trabalho foi estruturado numa metodologia dialogada dentro de uma perspectiva contextualizada visando uma aprendizagem em Química de forma mais dinâmica. Tal proposta didática foi realizada por um grupo de pesquisa do CNPq, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba com o tema Reações Endotérmicas e Exotérmicas junto a uma classe de jovens e adultos do terceiro ano do nível médio da Escola Estadual Maria de Lourdes Araújo, localizada em Santa Rita – PB. A unidade didática foi previamente esquematizada pelos componentes do grupo junto ao professor da turma participante partindo de uma expectação contextualizada que relaciona o conteúdo a vivência dos estudantes numa tentativa de incentivar/melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que as pessoas que optam por cursar o EJA, em sua grande maioria são jovens, adultos e trabalhadores, que não dispõem de tempo hábil para estudo e possuem uma carga de conhecimentos próprios adquiridos em sua prática cotidiana. Por esse motivo, a aplicação foi realizada com o intuito de aproveitar tais conhecimentos e usá-los como uma ferramenta a fim de despertar o interesse do alunado. Para tanto, utilizou-se experimentos sucintos envolvendo os alunos nas atividades, realizando reflexões sobre o mundo ao seu redor, estimulando deste modo à interação professor-aluno e facilitando a compreensão desta temática. Com isso, pôde-se observar que a utilização de uma didática diferenciada estimulou os alunos a participarem ativamente das aulas, comprovando que a contextualização por meio da problematização do cotidiano aliada a experimentação gera um diálogo motivacional e eficiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.