O texto apresentado é um recorte da dissertação do Mestrado Profissional de Sociologia que aborda a relação entre a formação e a prática docente de professores de Sociologia não formados na área em uma escola da rede estadual maranhense, localizada na cidade de Buriti (MA). A partir da pesquisa realizada e da íntima relação entre pesquisadora e objeto, o presente trabalho objetiva abordar como essa relação foi empreendida durante a pesquisa integrada ao processo de estranhar o familiar, uma vez que atua como professora nesta condição. A abordagem metodológica da pesquisa qualitativa se fez presente a partir da observação participante, favorecendo o empreendimento de um olhar etnográfico para as relações estabelecidas na escola a fim de apreender as singularidades das interações concretizadas entre os sujeitos. A produção desta investigação coaduna com as discussões sobre o professor investigador de sua prática, pois se insere em um modelo de pesquisa que busca interligar a atividade de pesquisa e de ensino a partir da empiria e da análise da prática docente, construindo saberes no local de trabalho, em um processo de formação contínua dando sustentação e validade ao que ocorre no espaço escolar a partir da visão de quem vivencia a complexidade do ato de ensinar e suas interações.