Ao longo dos últimos anos, diferentes pesquisadores se debruçaram aos estudos das potencialidades e implicações dos recursos tecnológicos digitais e suas aplicações no processo de ensino e aprendizagem. Estas ferramentas são comumente postas como recursos que possibilitam melhorias significativas na formação educacional, entretanto alguns professores estavam aquém dessa implementação até o momento em que se tornaram necessárias para a continuidade do processo educativo devido a pandemia causada pela doença do coronavírus. Assim, os professores tiveram que adquirir diferentes habilidades para realizar um processo didático fomentado pelas tecnologias. Nesta perspectiva, objetivou-se investigar o processo de ensino e aprendizagem de competências para uso das mídias digitais na formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Pedagogia frente às práticas e reflexões dentro do Ensino Remoto. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa de natureza aplicada com fins exploratórios de acordo com os estudos de Gil (2002), Gerhardt e Silveira (2009), Prodanov e Freitas (2013). Foi desenvolvido um estudo bibliográfico a partir de Libâneo (2006), Gatti (2010), Rosa (2011), Mussato e Rosa (2013) e Arruda (2020), juntamente com a aplicação de um survey com dezessete (17) alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma faculdade particular do sertão pernambucano. Os resultados apontam para o alcance de aquisição de saberes, habilidades e aptidões para com o uso das mídias digitais e recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a ciberformação docente se configura em uma possibilidade permissível para o cenário educacional vigente, a qual os sujeitos participantes da pesquisa pontuaram vivenciar parcialmente, inferindo na construção de competências para a utilização e aplicação das tecnologias e mídias digitais na Educação.