O objetivo dessa pesquisa é apresentar o relato de experiência da aplicação de uma formação pedagógica vivenciada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de forma pioneira em formato remoto. Esse percurso formativo foi realizado no Campus Maragogi do Ifal, contando com a participação de 96,0% dos docentes, sendo realizado no primeiro semestre de 2020 no auge da primeira onda da Covid-19, fato este que impôs drásticas mudanças na rotina da população mundial, em especial na educação com a introdução do ensino remoto devido ao fechamento presencial das instituições de ensino. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa participante de caráter exploratório e quanti-qualitativo com foco em questionários aplicados aos docentes durante a formação e na análise dos seus depoimentos gravados pelos cursistas individualmente em vídeo, apresentando sua percepção desta formação para sua atuação profissional educacional. A avaliação diagnóstica que precedeu a formação apontou para um déficit considerável tanto no uso de metodologias ativas quanto pelo uso de ferramentas tecnológicas digitais no processo de ensino-aprendizagem. Essa defasagem independe da idade e área de formação, sendo percebida no perfil geral do docente desta pesquisa. Dentre os vários resultados obtidos após o processo formativo, pode-se destacar o alto nível de satisfação com as temáticas tempo de formação, organização do curso, formadores e conteúdos abordados com 90,2% de aprovação em média. Quanto ao modelo aplicado, houve unanimidade sobre a necessidade de dar continuidade à formação para além do período pandêmico. Como ações futuras, pretende-se propor o desenvolvimento de formações contínuas para os servidores do Ifal através de temas, recursos e métodos que possibilitem contínuas formações e promovam a troca e a disseminação de saberes, contribuindo para atenuar as dificuldades no uso das tecnologias digitais e de outras inovações aplicáveis à prática pedagógica contemporânea.