O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
"2022-07-12 14:36:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91136 "edicao_id" => 242 "trabalho_id" => 3761 "inscrito_id" => 8573 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "O objetivo deste estudo é refletir sobre o papel do professor na formação dos educandos e os desafios da educação contemporânea diante do cenário atual. Diante das transformações no processo educacional, deve-se estar atento a formação inicial e continuada dos docentes para melhor contribuir no desenvolvimento das habilidades e competências dos educandos. Neste sentido, percebemos a importância da formação para corroborar no processo de ensino aprendizagem, superando os obstáculos de uma educação moderna. o trabalho teve como objetivo discorrer sobre o papel do professor na formação dos educandos e os desafios diante da educação contemporânea. Para os específicos: discutir sobre a formação inicial e continuada dos professores para uma educação moderna e transformadora. A metodologia utilizada tratou-se de pesquisa onde inicialmente pautou em bibliografias, fazendo-se uma análise qualitativa dos principais conceitos, pertinentes ao objeto de estudo, em seguida foi utilizado o método descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, de modo que os resultados obtidos passassem por análises e discussões para melhor embasamento. Conclui-se que a formação inicial e continuada deve ser considerada como uma grande aliada dos professores, visto que, favorece no melhoramento constante do trabalho do docente, isso porque potencializa a criação de novos ambientes de aprendizagem, corroborando na melhora das práticas pedagógicas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63da7b129de67_01022023114538.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:30:13" "updated_at" => "2023-02-01 11:45:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILZA DA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "Lenilza Ramos" "autor_email" => "lenilzaramos@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "formacao-de-professores" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:36:41" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91136 "edicao_id" => 242 "trabalho_id" => 3761 "inscrito_id" => 8573 "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "O objetivo deste estudo é refletir sobre o papel do professor na formação dos educandos e os desafios da educação contemporânea diante do cenário atual. Diante das transformações no processo educacional, deve-se estar atento a formação inicial e continuada dos docentes para melhor contribuir no desenvolvimento das habilidades e competências dos educandos. Neste sentido, percebemos a importância da formação para corroborar no processo de ensino aprendizagem, superando os obstáculos de uma educação moderna. o trabalho teve como objetivo discorrer sobre o papel do professor na formação dos educandos e os desafios diante da educação contemporânea. Para os específicos: discutir sobre a formação inicial e continuada dos professores para uma educação moderna e transformadora. A metodologia utilizada tratou-se de pesquisa onde inicialmente pautou em bibliografias, fazendo-se uma análise qualitativa dos principais conceitos, pertinentes ao objeto de estudo, em seguida foi utilizado o método descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa, de modo que os resultados obtidos passassem por análises e discussões para melhor embasamento. Conclui-se que a formação inicial e continuada deve ser considerada como uma grande aliada dos professores, visto que, favorece no melhoramento constante do trabalho do docente, isso porque potencializa a criação de novos ambientes de aprendizagem, corroborando na melhora das práticas pedagógicas." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "63da7b129de67_01022023114538.pdf" "created_at" => "2022-12-12 10:30:13" "updated_at" => "2023-02-01 11:45:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LENILZA DA SILVA RAMOS" "autor_nome_curto" => "Lenilza Ramos" "autor_email" => "lenilzaramos@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "formacao-de-professores" "edicao_nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:36:41" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 242 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "formacao-de-professores" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "logo" => null "capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "timbrado" => "62cdb12999329_12072022143641.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-02-01 10:56:43" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 242 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "formacao-de-professores" "nome" => "CONEDU - Formação de Professores" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT01" "logo" => null "capa" => "63d7b694c23f3_30012023092244.jpg" "timbrado" => "62cdb12999329_12072022143641.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-02-01 10:56:43" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 136 "edicao_id" => 242 "codigo" => "978-65-86901-77-1" "capa" => "63d7b694c9999_30012023092244.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n KARYNE SOARES DUARTE SILVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA (IFRJ)<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO (UFSCAR)<br />\r\n ANA BEATRIZ MIRANDA JORGE (UEPB)<br />\r\n ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n AUREA LUCIA CRUZ DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n CARLA DANIELA DE OLIVEIRA RÉGIS COSTA (COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES)<br />\r\n CLEIDE MARIA DE CARVALHO SILVA (ICECTEC/SEDUC-PI)<br />\r\n DANIELA PEDRA MATTOS (UFPEL)<br />\r\n DIONE BARBOSA DANTAS (FMN CG)<br />\r\n EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA (GRE MATA CENTRO / FACULDADE NOVO HORIZONTE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO (UEPB)<br />\r\n ERALDO PEREIRA MADEIRO (SEMED - Marabá)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n FERNANDA MARIA ALMEIDA FLORIANO <br />\r\n FLÁVIA ROBERTA AMEND GABARDO (PUCPR)<br />\r\n FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO (UERJ)<br />\r\n FRANCIANE CARDOSO ALMEIDA (SEEDUC/MA)<br />\r\n FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA (UEPB)<br />\r\n GABRIEL PETTER DA PENHA (UFPR)<br />\r\n GIOVANE ALVES DE SOUZA (UEPB)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA (UFCG)<br />\r\n JÉSSICA GIRLAINE GUIMARÃES LEAL <br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNIVERSIDADE LA SALLE)<br />\r\n JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA (IFRN)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (PREFEITURA MUNICIPAL DE GLÓRIA DO GOITÁ)<br />\r\n JONATAS SILVA SANTIAGO (UNEB)<br />\r\n JOSÉ RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS JÚNIOR (UVA)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JÚLIO CEZAR GAUDENCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n KALINE BRASIL PEREIRA NASCIMENTO (IFPB)<br />\r\n KARLA PATRÍCIA DE OLIVEIRA LUNA (UEPB)<br />\r\n KARLLOS AUGUSTO SAMPAIO JUNIOR (UEGPF)<br />\r\n KÁTIA MARIA SILVA DE MELO (UFAL)<br />\r\n KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE COLUMBIA)<br />\r\n LEONARDO ALVES SAMPAIO (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n LEONARDO LIRA DE BRITO (UFCG)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO (UNIOESTE)<br />\r\n LUIZ HENRIQUE DE PAULA (EDUCAMAIS)<br />\r\n MARCO ANTONIO DA SILVA (SME - Vila Velha/ES)<br />\r\n MARIA ARIADNY MOREIRA FEITOSA (SEEC/RN)<br />\r\n MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n MARIA JOSE DE SOUZA MARCELINO (UFRPE)<br />\r\n MARIA NELI DE SOUZA RAMALHO SOBRAL (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MARLY DOS SANTOS ALVES (IFCE)<br />\r\n MEIRE ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA (UFMT)<br />\r\n MEIRILENE QUEIROZ DE ALMEIDA CANJÃO (IFMA)<br />\r\n MICHELLA RITA SANTOS FONSECA (UNILAB)<br />\r\n MIRELLY KAROLINNY MELO DE MELO MEIRELES (IFRN)<br />\r\n MOISÉS BEZERRA DE MORAIS <br />\r\n NEWTON MALVEIRA FREIRE (UFC)<br />\r\n PATRICIA APARECIDA BIOTO <br />\r\n PATRÍCIA DE SOUZA MOURA <br />\r\n PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n RODRIGO FERNANDES DA SILVA (IFPB)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO <br />\r\n SHEILA MAYARA RIBEIRO DO CARMO (UNADES - Universidad del Sol, Paraguai)<br />\r\n SIDMAR DA SILVA OLIVEIRA (UNEB)<br />\r\n SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA (UEL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TATIANA MARIA RIBEIRO SILVA (UECE)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA <br />\r\n VÂNIA DE OLIVEIRA ALVES (ENSINA BRASIL)<br />\r\n ZÉLIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS (UNIFG) """ "ficha_catalografica" => "6446891424d26_24042023105012.pdf" "arquivo" => "24042023104631-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-04-24 10:50:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 136 "edicao_id" => 242 "codigo" => "978-65-86901-77-1" "capa" => "63d7b694c9999_30012023092244.jpg" "titulo" => "CONEDU - Formação de Professores" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n KARYNE SOARES DUARTE SILVEIRA """ "conselho_editorial" => """ ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA (IFRJ)<br />\r\n ALESSANDRA DANIELE MESSALI PICHARILLO (UFSCAR)<br />\r\n ANA BEATRIZ MIRANDA JORGE (UEPB)<br />\r\n ANA PAULA AUGUSTA DA SILVA FERNANDES<br />\r\n AUREA LUCIA CRUZ DOS SANTOS (UECE)<br />\r\n CARLA DANIELA DE OLIVEIRA RÉGIS COSTA (COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES)<br />\r\n CLEIDE MARIA DE CARVALHO SILVA (ICECTEC/SEDUC-PI)<br />\r\n DANIELA PEDRA MATTOS (UFPEL)<br />\r\n DIONE BARBOSA DANTAS (FMN CG)<br />\r\n EDUARDO CARLOS ALMEIDA DE LIMA (GRE MATA CENTRO / FACULDADE NOVO HORIZONTE)<br />\r\n ELIS TERESINHA BASILIO GURJÃO (UEPB)<br />\r\n ERALDO PEREIRA MADEIRO (SEMED - Marabá)<br />\r\n ERLANIA OLIVEIRA ROCHA (UESB)<br />\r\n FERNANDA MARIA ALMEIDA FLORIANO <br />\r\n FLÁVIA ROBERTA AMEND GABARDO (PUCPR)<br />\r\n FLAVIANE COUTINHO NEVES AMERICANO REGO (UERJ)<br />\r\n FRANCIANE CARDOSO ALMEIDA (SEEDUC/MA)<br />\r\n FRANCISCO GABRIEL CORDEIRO DA SILVA (UEPB)<br />\r\n GABRIEL PETTER DA PENHA (UFPR)<br />\r\n GIOVANE ALVES DE SOUZA (UEPB)<br />\r\n IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n JANILE SIMONY RODRIGUES BANDEIRA (UFCG)<br />\r\n JÉSSICA GIRLAINE GUIMARÃES LEAL <br />\r\n JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG (UNIVERSIDADE LA SALLE)<br />\r\n JOÃO PAULO TEIXEIRA VIANA (IFRN)<br />\r\n JOELMA MARIA RAIMUNDO FARIAS (PREFEITURA MUNICIPAL DE GLÓRIA DO GOITÁ)<br />\r\n JONATAS SILVA SANTIAGO (UNEB)<br />\r\n JOSÉ RAYMUNDO FIGUEIREDO LINS JÚNIOR (UVA)<br />\r\n JOSIANE CARLA MEDEIROS DE SOUSA (UNIFIP)<br />\r\n JÚLIO CEZAR GAUDENCIO DA SILVA (UFAL)<br />\r\n KALINE BRASIL PEREIRA NASCIMENTO (IFPB)<br />\r\n KARLA PATRÍCIA DE OLIVEIRA LUNA (UEPB)<br />\r\n KARLLOS AUGUSTO SAMPAIO JUNIOR (UEGPF)<br />\r\n KÁTIA MARIA SILVA DE MELO (UFAL)<br />\r\n KILMARA RODRIGUES DOS SANTOS (UEPB)<br />\r\n LENILDA PEREIRA DOS SANTOS (UNIVERSIDADE COLUMBIA)<br />\r\n LEONARDO ALVES SAMPAIO (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n LEONARDO LIRA DE BRITO (UFCG)<br />\r\n LINDALVA JOSÉ DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n LUCICLÉA TEIXEIRA LINS (UFPB)<br />\r\n LUIZ CARLOS MARINHO DE ARAÚJO (UNIOESTE)<br />\r\n LUIZ HENRIQUE DE PAULA (EDUCAMAIS)<br />\r\n MARCO ANTONIO DA SILVA (SME - Vila Velha/ES)<br />\r\n MARIA ARIADNY MOREIRA FEITOSA (SEEC/RN)<br />\r\n MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA (UECE)<br />\r\n MARIA JOSE DE SOUZA MARCELINO (UFRPE)<br />\r\n MARIA NELI DE SOUZA RAMALHO SOBRAL (SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MARLY DOS SANTOS ALVES (IFCE)<br />\r\n MEIRE ROSE DOS ANJOS OLIVEIRA (UFMT)<br />\r\n MEIRILENE QUEIROZ DE ALMEIDA CANJÃO (IFMA)<br />\r\n MICHELLA RITA SANTOS FONSECA (UNILAB)<br />\r\n MIRELLY KAROLINNY MELO DE MELO MEIRELES (IFRN)<br />\r\n MOISÉS BEZERRA DE MORAIS <br />\r\n NEWTON MALVEIRA FREIRE (UFC)<br />\r\n PATRICIA APARECIDA BIOTO <br />\r\n PATRÍCIA DE SOUZA MOURA <br />\r\n PATRICIA SANDALO PEREIRA (UFMS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULA EMELY DE SOUZA BRANDÃO (UEPB)<br />\r\n PETRÔNIO CAVALCANTE (SEDUC-FORTALEZA/UFPA)<br />\r\n RODRIGO FERNANDES DA SILVA (IFPB)<br />\r\n SERGIO MORAIS CAVALCANTE FILHO <br />\r\n SHEILA MAYARA RIBEIRO DO CARMO (UNADES - Universidad del Sol, Paraguai)<br />\r\n SIDMAR DA SILVA OLIVEIRA (UNEB)<br />\r\n SILMARA SARTORETO DE OLIVEIRA (UEL)<br />\r\n SUELEIDE CASTRO FERNANDES (FACULDADE ATENAS)<br />\r\n TATIANA MARIA RIBEIRO SILVA (UECE)<br />\r\n TÉRCIO RAMON ALMEIDA SILVA <br />\r\n VÂNIA DE OLIVEIRA ALVES (ENSINA BRASIL)<br />\r\n ZÉLIA MARIA MELO DE LIMA SANTOS (UNIFG) """ "ficha_catalografica" => "6446891424d26_24042023105012.pdf" "arquivo" => "24042023104631-CONEDU---FORMACAO-DE-PROFESSORES.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:36:41" "updated_at" => "2023-04-24 10:50:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }