MELO, Camila Da Silva. . CONEDU - Formação de Professores... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91117>. Acesso em: 12/11/2024 22:04
Esta pesquisa buscou identificar traços e processos identitários de trabalhadoras de creches, constituídos em suas trajetórias pessoais e profissionais. Quem são essas mulheres crecheiras? Existem marcas comuns a essa categoria? Como elas se percebem enquanto educadoras? Nesse sentido, optei pelo estudo das trajetórias de três mulheres e professoras que atuam na educação infantil em centros municipais de educação infantil no município de Maceió-AL. Para isso, opto pela abordagem metodológica da História Oral. Foram utilizadas entrevistas abertas, por intermédio das quais foram recolhidos e registrados os depoimentos orais das trabalhadoras de creche. Os relatos orais constituíram-se na principal fonte de pesquisa, entretanto também foram consultadas fontes documentais, tais como os documentos oficiais. Tratam-se de mulheres com experiência no trabalho de creches, denominadas educadoras, professoras, profissionais da educação, crecheiras, mediadoras e, aqui, nesta pesquisa, compreendidas também como trabalhadoras de creche, tendo em vista que a função por elas exercida no interior das creches, ainda é reconhecida, como “ocupação assalariada comum (como os operários e empregados). O interesse na problemática surgiu por meio da experiência pessoal como professora que encontra, no trabalho de pesquisa, uma forma de problematizar as próprias práticas escolares vivenciadas a partir das experiências na docência com crianças. As frequentes indagações a respeito do papel social da educação, fomentadas pelas vivências no campo da educação infantil, incitaram-me a investigar algumas construções discursivas nas quais se produzem, assim como eu, educadoras infantis.