A formação de professores tem passado por inúmeras transformações e vem sendo objeto de profundas reformulações no Brasil e no mundo, algo que tem se intensificado com o Ensino Remoto Emergencial, no qual os professores tiveram que de forma abrupta e sem planejamento prévio buscar estratégias de ensino-aprendizagem para assegurar a continuidade das atividades educacionais no período da pandemia, utilizando para isso os recursos tecnológicos disponíveis. Nesse sentido, os conhecimentos adquiridos durante as aulas remotas, configuram-se como um leque de oportunidades futuras quantos às questões que já vinham sendo discutidas, entre elas, a formação docente. Assim, esse estudo tem o objetivo de descrever o percurso histórico da formação de professores no Brasil, e as mudanças ocorridas dá a independência em 1822 a contemporaneidade com as transformações ocasionadas pela pandemia com o intuito de apontar as mudanças e permanências ao longo desse processo histórico. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Portal de Periódico Capes e Scielo, para analisar as pesquisas já realizadas referentes a essa temática para subsidiar a escrita desse estudo. Percebe-se a partir dos resultados obtidos que a formação de professores no Brasil está alinhada com as mudanças ocorridas na sociedade.