O presente texto busca discutir o protagonismo docente e o papel do formador de seus pares a partir da implementação do Projeto Professor Aprendiz desenvolvido na Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 15). Para tanto, adotamos como metodologia o estudo de caso com abordagem qualitativa por se tratar de um fenômeno social inserido em um contexto real e possibilitar a interação com os envolvidos no processo para uma melhor descrição, interpretação e análise do caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas, das quais participaram formadores, cursistas, coordenadores escolares e técnicos responsáveis pelo referido Projeto, na CREDE 15. O referencial teórico que embasou esta pesquisa é composto pelos estudos realizados por pesquisadores como Shön (2000), Imbernón (2011), Tardif (2014), Nóvoa (1992), Alarcão (2001), Gatti (2008), Freire (1996) entre outros sobre a concepção de formação continuada na perspectiva da reflexão a partir da prática pedagógica desenvolvida pelos professores em sala de aula. Após a análise dos dados coletados na pesquisa de campo constatamos que os sujeitos da pesquisa apontam que a atuação dos professores formadores é positiva e contribui para a formação continuada de seus pares. Destacam, porém, que um dos maiores desafios para estes formadores diz respeito à limitação do tempo para estudar e planejar essas formações, além da insegurança na condução dos momentos formativos e a falta de credibilidade apresentada por alguns professores no que se refere ao papel do professor como formador de seus pares.