Frente à realidade social que requer a produção de conhecimentos que desenvolvam o senso crítico, a responsabilidade social e conduzam às ações de sustentabilidade humana e planetária, percebe-se a interdisciplinaridade como exigência da contemporaneidade, diante dos desafios ocasionados pela lógica disciplinar presente nos processos educativos. Nesse sentido, a Residência Pedagógica se propõe como um espaço oportuno para a formação de professores que possam atender de forma coerente às demandas sociais e educacionais. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento, já submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores. O estudo objetiva analisar as tensões e perspectivas do Núcleo da Residência Pedagógica Interdisciplinar em Biologia e Química da UESB campus Jequié, tendo a Educação Ambiental como tema integrador. Os dados da pesquisa foram obtidos por observação participante e analisados conforme análise de conteúdo descrita por Bardin (2011). A partir do processo de análise emergiram as categorias: Educação Ambiental e Interdisciplinaridade no Núcleo da RPIBQ; Possibilidades de articulação entre Educação Ambiental e as disciplinas curriculares Biologia e Química; Tensões e perspectivas do Núcleo da RPIBQ. Verificamos pressupostos articulados aos princípios da interdisciplinaridade a partir dos diálogos estabelecidos entre os partícipes (residentes, preceptoras e docente orientadora) em Biologia e Química, articulados à Educação Ambiental. Contudo, obstáculos foram sendo superados e outros contornados, visto que a formação dos partícipes ainda contempla aspectos disciplinares das áreas de conhecimento. A Resistência Pedagógica a partir da articulação universidade/escola apresenta-se como um espaço pertinente à dualidade formativa (formação inicial e continuada de professores), percebidas a partir das atividades desenvolvidas no Núcleo, nas escolas de educação básica e mutualidades de trocas de saberes e experiências entres os sujeitos envolvidos.