Este trabalho discorre sobre a importância da utilização do espaço externo na Educação Infantil. O objetivo da investigação está em analisar o lugar do espaço externo nas ações planejadas e desenvolvidas pelas professoras de uma unidade do Proinfância localizada no agreste alagoano. A escolha do lócus de pesquisa deve-se ao fato da instituição ter sido construída com recursos do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (PROINFÂNCIA), que visa garantir o acesso de crianças à educação, por meio da construção de creches e pré- escolas e da aquisição de equipamentos adequados, garantindo a melhoria da infraestrutura física da rede de Educação Infantil. A pesquisa de abordagem qualitativa faz uso do método de estudo de caso. Nesse sentido utiliza a observação direta, registros do diário de campo e questionário como instrumentos de coleta de dados. O referencial teórico fundamentou-se em autores como Horn (2017); Haddad (2010;) Gandini (2016); Frago e Escolano (2001); Fullglraf e Wiggers (2014); Soares e Flores (2017) entre outros. Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Infantil (GEPEI), do curso de Pedagogia/Campus I, da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e realizada com o apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Os resultados indicam que o ambiente físico da unidade do Proinfância investigada favorece experiências que promovem o desenvolvimento das crianças, em todos seus aspectos: físico, afetivo, cognitivo, criativo das crianças. As professoras participantes reconhecem a importância da utilização do espaço externo como local de aprendizagem para além da sala de referência. Entretanto, atividades que promovam a interação, desenvolvam a autonomia e estimulem a imaginação, a criação e a fantasia, neste espaço, ainda precisam ser proporcionadas às crianças pela totalidade das professoras da instituição.