Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E JOGOS MATEMÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CEM PROF. MARGARIDA PIRES LEAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89079
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2253
    "inscrito_id" => 12917
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E JOGOS MATEMÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CEM PROF. MARGARIDA PIRES LEAL"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo socializar as experiências obtidas no Programa de Residência Pedagógica onde tem como escola campo o CEM Prof. Margarida Pires Leal, programa oriundo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (CAPES) em parceria com o Instituto Federal de Educação-Campus Monte Castelo. Os residentes pedagógicos acompanharam as atividades junto com o preceptor da escola desenvolvendo inúmeros eventos utilizando os jogos matemáticos como instrumento fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos foram frutos de pesquisas e análises em grupo para adaptação tanto ao meio digital quanto à aplicação presencial, visto período de crise sanitária por conta da pandemia da Covid-19. Na metodologia, falar de jogos como instrumento educacional é tentar fugir do tradicional, mas ao mesmo tempo ter cuidado para não perder o foco principal que é a aprendizagem. As turmas onde foram aplicadas esses os jogos foram as do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, usando os jogos de acordo com os assuntos trabalhos em sala de aula e assuntos considerados básicos da educação , fazendo com que esses jogos servisse de reforço e uma alternativa para ganho de conhecimento. No decorrer das atividades foi observado a ampla participação e envolvimento dos alunos nos jogos, trazendo feedbacks espontâneos durante e após a aplicação dos jogos. Contudo, o comportamento deles é essencial para avaliarmos a eficácia das atividades promovidas pelo professor e pelos residentes, pois isso reflete diretamente sobre o nosso planejamento, nossa pesquisa e nossa metodologia. Portanto, todas as atividades realizadas foram de grande importância para nosso processo enquanto futuros professores e pesquisadores e para os alunos da escola, onde por meio do programa e dos jogos puderam aprender um mais sobre os assuntos matemáticos de forma mais lúdica e divertida, fazendo relações com o cotidiano e com a sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12917_TB2253_27072022233304.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEYMISSON KAYRON PEREIRA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Jheymisson Kayr"
    "autor_email" => "jheymissonalmeida@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89079
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2253
    "inscrito_id" => 12917
    "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E JOGOS MATEMÁTICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CEM PROF. MARGARIDA PIRES LEAL"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo socializar as experiências obtidas no Programa de Residência Pedagógica onde tem como escola campo o CEM Prof. Margarida Pires Leal, programa oriundo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (CAPES) em parceria com o Instituto Federal de Educação-Campus Monte Castelo. Os residentes pedagógicos acompanharam as atividades junto com o preceptor da escola desenvolvendo inúmeros eventos utilizando os jogos matemáticos como instrumento fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos foram frutos de pesquisas e análises em grupo para adaptação tanto ao meio digital quanto à aplicação presencial, visto período de crise sanitária por conta da pandemia da Covid-19. Na metodologia, falar de jogos como instrumento educacional é tentar fugir do tradicional, mas ao mesmo tempo ter cuidado para não perder o foco principal que é a aprendizagem. As turmas onde foram aplicadas esses os jogos foram as do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, usando os jogos de acordo com os assuntos trabalhos em sala de aula e assuntos considerados básicos da educação , fazendo com que esses jogos servisse de reforço e uma alternativa para ganho de conhecimento. No decorrer das atividades foi observado a ampla participação e envolvimento dos alunos nos jogos, trazendo feedbacks espontâneos durante e após a aplicação dos jogos. Contudo, o comportamento deles é essencial para avaliarmos a eficácia das atividades promovidas pelo professor e pelos residentes, pois isso reflete diretamente sobre o nosso planejamento, nossa pesquisa e nossa metodologia. Portanto, todas as atividades realizadas foram de grande importância para nosso processo enquanto futuros professores e pesquisadores e para os alunos da escola, onde por meio do programa e dos jogos puderam aprender um mais sobre os assuntos matemáticos de forma mais lúdica e divertida, fazendo relações com o cotidiano e com a sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12917_TB2253_27072022233304.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHEYMISSON KAYRON PEREIRA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "Jheymisson Kayr"
    "autor_email" => "jheymissonalmeida@gmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente relato tem como objetivo socializar as experiências obtidas no Programa de Residência Pedagógica onde tem como escola campo o CEM Prof. Margarida Pires Leal, programa oriundo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (CAPES) em parceria com o Instituto Federal de Educação-Campus Monte Castelo. Os residentes pedagógicos acompanharam as atividades junto com o preceptor da escola desenvolvendo inúmeros eventos utilizando os jogos matemáticos como instrumento fundamental no processo de ensino-aprendizagem. Os jogos foram frutos de pesquisas e análises em grupo para adaptação tanto ao meio digital quanto à aplicação presencial, visto período de crise sanitária por conta da pandemia da Covid-19. Na metodologia, falar de jogos como instrumento educacional é tentar fugir do tradicional, mas ao mesmo tempo ter cuidado para não perder o foco principal que é a aprendizagem. As turmas onde foram aplicadas esses os jogos foram as do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, usando os jogos de acordo com os assuntos trabalhos em sala de aula e assuntos considerados básicos da educação , fazendo com que esses jogos servisse de reforço e uma alternativa para ganho de conhecimento. No decorrer das atividades foi observado a ampla participação e envolvimento dos alunos nos jogos, trazendo feedbacks espontâneos durante e após a aplicação dos jogos. Contudo, o comportamento deles é essencial para avaliarmos a eficácia das atividades promovidas pelo professor e pelos residentes, pois isso reflete diretamente sobre o nosso planejamento, nossa pesquisa e nossa metodologia. Portanto, todas as atividades realizadas foram de grande importância para nosso processo enquanto futuros professores e pesquisadores e para os alunos da escola, onde por meio do programa e dos jogos puderam aprender um mais sobre os assuntos matemáticos de forma mais lúdica e divertida, fazendo relações com o cotidiano e com a sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.