Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESAFIO DA IDENTIFICAÇÃO DA ALTA HABILIDADE/SUPERDOTAÇÃO NA REDE MUNICIPAL DE CACHOEIRAS DE MACACU

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Alta Habilidade/Superdotação está presente em 3,5 a 5% de toda população, conforme a Organização Mundial de Saúde(OMS). Em pesquisas anteriores, Cachoeiras de Macacu apresentava um índice de 0,02% de crianças com AH/SD na rede pública municipal, o que é muito pouco em relação ao esperado, especialmente considerando-se que a rede investiu em formação sobre a temática. Mais recentemente, em 2021, após um longo período de afastamento da escola motivado por uma greve de seis meses seguida da Pandemia, um levantamento feito junto ao sistema de AEE e as 32 escolas da rede municipal, através de formulário de identificação do público alvo do AEE, indicou que não havia nenhuma criança acompanhada pelo AEE com AH/SD. Investiu-se mais uma vez em formação, no sentido de trazer aporte teórico para os professores, casos de avaliação e identificação em ambientes socioeconômicos e culturais vulneráveis, além de apresentação de uma lista de indicadores com orientações práticas para a suspeição e posterior avaliação. Após essas ações, 2 crianças estão em processo de avaliação e mais recentemente mais uma criança foi sinalizada pela escola com suspeita de AH/SD, ainda em investigação. Acredita-se que ainda prevaleçam alguns mitos sobre o comportamento da criança/jovem com AH/SD que acabam dificultando o olhar atento pare esse público, especialmente sobre o aluno que não tem as melhores notas, que tem um comportamento disruptivo ou infantil. Assim, evidencia-se a importância de novas pesquisas, formações e políticas públicas municipais que fomentem a suspeição, a identificação e o acompanhamento dos alunos com AH/SD.

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