Investiga-se o desempenho de crianças pré-escolares, uma delas sendo um garoto com autismo e as demais apresentando desenvolvimento típico, com idades entre 5 anos até 6 anos incompletos, dos gêneros masculino e feminino. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa e está associado a projeto de extensão em curso em uma pré-escola da rede pública do sertão pernambucano. A partir de videogravações das interações entre os sujeitos realizou-se a análise microgenética recortando as significações das suas ações e diálogos. A investigação de processos de cognição social determina que focalizemos o modo como os sujeitos processam informações emocionais e sociais nos campos da interação social. A partir de um total de 20 crianças foi selecionado um subgrupo de 10 crianças que, em uma tela de televisão, visualizou em imagem estática alguns personagens do filme Divertida Mente ilustrando as emoções alegria, tristeza, nojo, medo e raiva. Todas as crianças foram instruídas, com apoio, a identificarem pistas faciais nos personagens que fossem condizentes com as emoções nomeadas; acrescenta-se que havia uma diferenciação por cor em cada emoção/personagem exibido na tela. Logo após estas instruções e treino, o mesmo grupo assistiu a um dos episódios do desenho animado “Angry Birds” disponível no You Tube intitulado “O lago da sabedoria”; episódio que tematiza, entre outras emoções, o nojo e a surpresa. Neste episódio os personagens vivenciam e expressam, em suas faces e gestos, um conjunto de emoções já parcialmente identificados na atividade anterior. As crianças responderam a um inquérito de perguntas previamente elaboradas e foram capazes de nomear as emoções adequadamente, sem grandes discrepâncias. Os dados obtidos estão condizentes com a literatura ao apontar a competência das crianças em interpretar pistas faciais compondo um conhecimento passível de aplicação na interpretação de comportamentos para o reconhecimento de emoções sociais.