A Planilha Eletrônica é uma poderosa folha de cálculo digital que dispõe de diversas ferramentas para o tratamento, análise, simulação e partilha de dados. Toda essa funcionalidade o torna um recurso excelente para ser utilizado em sala de aula. Para isso, esse recurso deve estar incluso e ser vivenciado na formação inicial do professor. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar a primeira experiência de uma turma de Licenciatura em Química utilizando planilhas eletrônicas para tratamento de dados experimentais em aulas de Físico-Química. Para coleta de dados, utilizou-se um questionário, embasado em uma abordagem qualitativa, sobre a perspectiva e dificuldades enfrentadas pelos alunos nessa primeira experiência. Os resultados apontam que há um reconhecimento mútuo da turma de que a Planilha Eletrônica é uma ferramenta muito útil que possibilita a resolução de cálculos de maneira mais rápida, otimizando um tempo considerável se comparado a cálculos manuais, além de facilitar a construção e análise de tabelas e gráficos, meios de representação de dados muito usados que possibilitam o uso de análise de regressão, uma técnica que permite verificar a existência de uma relação entre uma variável dependente com uma ou mais variáveis independentes. Ainda assim, grande parte da turma sentiu dificuldades em utilizar a ferramenta por ter sido a primeira experiência. É nítido que a implementação da tecnologia na educação traz grandes benefícios no processo de ensino aprendizagem, mas que para isso, é preciso ter segurança na sua aplicação, visto que as novas tecnologias trazem consigo um certo grau de complexidade. A Planilha Eletrônica, por ser uma dessas tecnologias, deve ser implementada na formação inicial do professor para que o futuro docente obtenha domínio e possa usufruir da sua funcionalidade no exercício de sua profissão.