O presente trabalho aborda a organização dos profissionais da educação pública no estado do Rio Grande do Norte (RN) no período de 1989 a 2020. Buscou-se compreender os processos pelos quais se organizou o magistério norte-rio-grandense na forma sindical; propiciar a identificação, a periodização e categorização das principais reivindicações e desafios da organização sindical do magistério no RN (1989-2020) e, analisar as percepções sobre o movimento sindical de profissionais do magistério que participaram da gestão do movimento na passagem do século XX para o XXI. Este artigo possui abordagem qualitativa e faz uso de pesquisa bibliográfica e documental. Justifica-se mediante a necessidade de conscientização docente frente aos processos e relações que permeiam a profissão, as discussões acerca do direito de todos à educação, bem como de promover a construção de identidade docente. Conclui-se pela grande importância do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE-RN) na busca por valorização e reconhecimento da profissão docente, na formação política de seus associados e na luta por uma educação escolar pública, gratuita, democrática e de qualidade.