Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM DE FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9101
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 1925
    "titulo" => "OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"
    "resumo" => "O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Abaetetuba/Pará. Trata-se de um relato das experiências adquiridas durante o Curso de Licenciatura Plena em Física/PARFOR promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA-Campus Abaetetuba. Apresentamos as experiências mais relevantes vivenciadas durante os últimos dois anos e enfatizamos aspectos que tornam relevante o ensino e a aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos através de ações mais prazerosas e significativas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos.  Descrevemos as informações que obtivemos por meio da observação das aulas de Física e que encaminharam posteriormente para as atividades de intervenção. Apresentamos as metodologias adotadas durante as intervenções, com destaque a realização de experimentos simples com a utilização de equipamentos produzidos a partir de materiais de baixo custo. As atividades de intervenção foram desenvolvidas com base em pressupostos teóricos que norteiam o processo ensino aprendizagem que se pratica atualmente na EJA, cujas ações e resultados estão descritos e foram observados enfatizando a importância da formação do docente da EJA para atuar como agente facilitador da aprendizagem da Física nesta modalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM DE FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_12_45_44_idinscrito_1925_773ed94cc2717d3807e363ae3ebfbed4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OSMARINA FERREIRA E FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA FERREIRA"
    "autor_email" => "osmarina@hotmail.com.br"
    "autor_ies" => "IFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9101
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 461
    "inscrito_id" => 1925
    "titulo" => "OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA"
    "resumo" => "O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Abaetetuba/Pará. Trata-se de um relato das experiências adquiridas durante o Curso de Licenciatura Plena em Física/PARFOR promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA-Campus Abaetetuba. Apresentamos as experiências mais relevantes vivenciadas durante os últimos dois anos e enfatizamos aspectos que tornam relevante o ensino e a aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos através de ações mais prazerosas e significativas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos.  Descrevemos as informações que obtivemos por meio da observação das aulas de Física e que encaminharam posteriormente para as atividades de intervenção. Apresentamos as metodologias adotadas durante as intervenções, com destaque a realização de experimentos simples com a utilização de equipamentos produzidos a partir de materiais de baixo custo. As atividades de intervenção foram desenvolvidas com base em pressupostos teóricos que norteiam o processo ensino aprendizagem que se pratica atualmente na EJA, cujas ações e resultados estão descritos e foram observados enfatizando a importância da formação do docente da EJA para atuar como agente facilitador da aprendizagem da Física nesta modalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM DE FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_12_45_44_idinscrito_1925_773ed94cc2717d3807e363ae3ebfbed4.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OSMARINA FERREIRA E FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARINA FERREIRA"
    "autor_email" => "osmarina@hotmail.com.br"
    "autor_ies" => "IFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Abaetetuba/Pará. Trata-se de um relato das experiências adquiridas durante o Curso de Licenciatura Plena em Física/PARFOR promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA-Campus Abaetetuba. Apresentamos as experiências mais relevantes vivenciadas durante os últimos dois anos e enfatizamos aspectos que tornam relevante o ensino e a aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos através de ações mais prazerosas e significativas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Descrevemos as informações que obtivemos por meio da observação das aulas de Física e que encaminharam posteriormente para as atividades de intervenção. Apresentamos as metodologias adotadas durante as intervenções, com destaque a realização de experimentos simples com a utilização de equipamentos produzidos a partir de materiais de baixo custo. As atividades de intervenção foram desenvolvidas com base em pressupostos teóricos que norteiam o processo ensino aprendizagem que se pratica atualmente na EJA, cujas ações e resultados estão descritos e foram observados enfatizando a importância da formação do docente da EJA para atuar como agente facilitador da aprendizagem da Física nesta modalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.