OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9101 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1925 "titulo" => "OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "resumo" => "O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Abaetetuba/Pará. Trata-se de um relato das experiências adquiridas durante o Curso de Licenciatura Plena em Física/PARFOR promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA-Campus Abaetetuba. Apresentamos as experiências mais relevantes vivenciadas durante os últimos dois anos e enfatizamos aspectos que tornam relevante o ensino e a aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos através de ações mais prazerosas e significativas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Descrevemos as informações que obtivemos por meio da observação das aulas de Física e que encaminharam posteriormente para as atividades de intervenção. Apresentamos as metodologias adotadas durante as intervenções, com destaque a realização de experimentos simples com a utilização de equipamentos produzidos a partir de materiais de baixo custo. As atividades de intervenção foram desenvolvidas com base em pressupostos teóricos que norteiam o processo ensino aprendizagem que se pratica atualmente na EJA, cujas ações e resultados estão descritos e foram observados enfatizando a importância da formação do docente da EJA para atuar como agente facilitador da aprendizagem da Física nesta modalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM DE FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_12_45_44_idinscrito_1925_773ed94cc2717d3807e363ae3ebfbed4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSMARINA FERREIRA E FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARINA FERREIRA" "autor_email" => "osmarina@hotmail.com.br" "autor_ies" => "IFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9101 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 461 "inscrito_id" => 1925 "titulo" => "OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "resumo" => "O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido durante nossas atuações como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Abaetetuba/Pará. Trata-se de um relato das experiências adquiridas durante o Curso de Licenciatura Plena em Física/PARFOR promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará IFPA-Campus Abaetetuba. Apresentamos as experiências mais relevantes vivenciadas durante os últimos dois anos e enfatizamos aspectos que tornam relevante o ensino e a aprendizagem dos conceitos e fenômenos Físicos através de ações mais prazerosas e significativas para os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Descrevemos as informações que obtivemos por meio da observação das aulas de Física e que encaminharam posteriormente para as atividades de intervenção. Apresentamos as metodologias adotadas durante as intervenções, com destaque a realização de experimentos simples com a utilização de equipamentos produzidos a partir de materiais de baixo custo. As atividades de intervenção foram desenvolvidas com base em pressupostos teóricos que norteiam o processo ensino aprendizagem que se pratica atualmente na EJA, cujas ações e resultados estão descritos e foram observados enfatizando a importância da formação do docente da EJA para atuar como agente facilitador da aprendizagem da Física nesta modalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, APRENDIZAGEM DE FÍSICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_12_45_44_idinscrito_1925_773ed94cc2717d3807e363ae3ebfbed4.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSMARINA FERREIRA E FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARINA FERREIRA" "autor_email" => "osmarina@hotmail.com.br" "autor_ies" => "IFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }