Este trabalho propõe realizar uma atividade que promova a inclusão social. Então, realizamos a referida sequencia de ensino organizada em três momentos na escola X, localizada no bairro Jatobá, no município de Patos-PB, com uma população exposta à falta de saneamento básico, falta de transporte e saúde pública deficiente, sintomas característicos de ausência de políticas públicas que deveriam ser destinadas, também, às comunidades mais carentes. Então de posse desse quadro, buscamos envolver os estudantes do 3º ano da escola X numa sequência experimental integradora, objetivando motivá-los, promovê-los e incluí-los diante dos seguintes conteúdos: determinação de massa, filtração, preparação de soluções a partir de soluto sólido e soluto líquido, titulação, concentração molar e número de moles, e tendo como objetivos específicos: a) diferenciação entre peso e massa; b) compreensão da diferença entre determinação de massa numa balança analítica ou semi-analítica e uma balança de mercado ou de farmácia; c) manuseio de vidraria e acessórios a partir do processo de filtração e titulação; d) realização de volumetria de neutralização com hidróxido de sódio e ácido clorídrico, manuseados no Laboratório de Ensino de Química Alternativa – LEQA, do Campus de Patos da Universidade Estadual da Paraíba. Os resultados obtidos demonstram que a partir da experiência realizada em laboratório, no formato de sequência experimental, há a devida contribuição para a sua formação ao se romper com a rigidez imposta pela ementa da disciplina química.