O presente estudo objetiva conhecer o lúdico no processo de aprendizagem das crianças cegas na E.E.I.E.F Dom Vicente de Paulo Araujo Matos e na Escola Liceu Diocesano CEI, ambas localizadas respectivamente nos bairros “Ossian Araripe” e “Seminário” na cidade de Crato-CE. O lúdico é um instrumento importante no tocante à aprendizagem e a socialização dos alunos na idade escolar. Sendo assim, como desenvolver atividades que inclua as crianças cegas? Sabemos que, por não perceberem os estímulos visuais do ambiente os alunos com essa deficiência sensorial necessitam de brincadeiras adaptadas as suas reais necessidades. Favorecendo assim, o seu desenvolvimento cognitivo e afetivo. A metodologia qualitativa nessa pesquisa baseia-se na coleta e organização dos dados feita por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Sendo esse procedimento uma forma de agrupar os depoimentos colhidos durante as entrevistas concedidas pelos professores das instituições anteriormente citadas. Foi feita a seguinte pergunta: o que você acha sobre o lúdico na aprendizagem das crianças cegas? Sistematizando tais informações por meio do Instrumento de Análise de Discurso (IAD), que correspondem a identificação das Expressões Chaves (ECH) e Ideias Centrais (IC). As atividades lúdicas inclusivas, por sua vez, promove uma participação mais efetiva dos alunos que estão envolvidos no processo pedagógico, fazendo com que, os deficientes visuais tenham o seu direito de aprender garantidos.