CRISTINAMORAIS, Sandra. Olhares de docentes da eja sobre inclusão e deficiência. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9087>. Acesso em: 05/11/2024 16:00
OLHARES DE DOCENTES DA EJA SOBRE INCLUSÃO E DEFICIÊNCIASandra Cristina Morais de SouzaUniversidade Federal da Paraíba – UFPB profsandrapsico@hotmail.comRESUMO: Este artigo é resultado de um recorte de pesquisa dissertativa, realizada junto a escolas que desenvolvem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e possuem, nessa modalidade, alunos com deficiência. A pesquisa buscou investigar como, em um contexto histórico como o brasileiro no qual a EJA sempre representou um espaço de lutas contra a exclusão social, outra população também submetida à exclusão (as pessoas com deficiência) é considerada. Considerando que, em meio a essa dupla vulnerabilidade, é importante desvendar as concepções docentes, estipulamos como objetivo analisar o depoimento de professoras da EJA, sobre os temas inclusão e deficiência. Para tanto, partimos de documentos disponibilizadas pela Secretaria de Educação e Cultura do município pesquisado, os quais possibilitaram uma análise do quadro de alunos com deficiência na EJA. Como eixo norteador, procuramos contextualizar teoricamente essas temáticas a partir no aporte teórico dos Estudos Culturais e, em termos metodológicos, entrevistamos professoras que atuavam na EJA com alunos com deficiência, distribuídas em instituições da rede pública de ensino. Os resultados obtidos indicaram uma forte conotação normalizadora presente nos discursos das professoras, os quais estão coerentes com uma perspectiva de inclusão como aspecto pontual – destinado aos alunos com deficiência – e meramente socializador.Palavras-chave: Inclusão. Educação de Jovens e Adultos. Pessoas com Deficiência.