Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCAPANDO DO ENSINO TRADICIONAL: ESCAPE ROOM NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
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Dentre essas metodologias, destaca-se o Escape Room Digital (ERD) aplicado a educação que é caracterizado por jogos baseados em equipe, nos quais os alunos solucionam problemas e desvendam enigmas relativos ao conteúdo, para atingir objetivo de escapar da sala em uma quantidade limitada de tempo. Neste estudo, avalia-se os efeitos do ERD no processo de aprendizagem em alunos do 6º ano do ensino fundamental anos finais, no componente curricular de Ciências. A partir da análise dos resultados, verifica-se que os alunos percebem a experiência lúdica de forma positiva, destacando o estímulo, a cooperação e comunicação. Diferenças estatísticas significativas (P<0,01) foram encontradas entre o rendimento das turmas experimentais, nas quais a metodologia ERD foi aplicada e as turmas controle. Esta pesquisa preenche a lacuna no conhecimento do uso jogos educativos digitais no ensino fundamental dos anos finais, evidenciando a vantagem do ERD como ferramenta potencializadora no processo de ensino e aprendizagem.Na contemporaneidade, a sociedade está fortemente influenciada e marcada pela inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDCs), e, a escola" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13480_TB4487_08092022230501.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HEVERTON FAGNER SILVA DE ALENCAR" "autor_nome_curto" => "HEVERTON" "autor_email" => "hevertonalencar.biologo@g" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90744 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4487 "inscrito_id" => 13480 "titulo" => "ESCAPANDO DO ENSINO TRADICIONAL: ESCAPE ROOM NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Na contemporaneidade, a sociedade está fortemente influenciada e marcada pela inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDCs), e, a escola, ocupa uma posição central neste processo. 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Na contemporaneidade, a sociedade está fortemente influenciada e marcada pela inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDCs), e, a escola, ocupa uma posição central neste processo. Assim, as TIDCs passaram a compor o currículo de forma mais clara e a busca por novas metodologias de ensino que potencializem o processo de aprendizagem são essenciais para que a escola se adeque ao paradigma da educação moderna. Dentre essas metodologias, destaca-se o Escape Room Digital (ERD) aplicado a educação que é caracterizado por jogos baseados em equipe, nos quais os alunos solucionam problemas e desvendam enigmas relativos ao conteúdo, para atingir objetivo de escapar da sala em uma quantidade limitada de tempo. Neste estudo, avalia-se os efeitos do ERD no processo de aprendizagem em alunos do 6º ano do ensino fundamental anos finais, no componente curricular de Ciências. A partir da análise dos resultados, verifica-se que os alunos percebem a experiência lúdica de forma positiva, destacando o estímulo, a cooperação e comunicação. Diferenças estatísticas significativas (P<0,01) foram encontradas entre o rendimento das turmas experimentais, nas quais a metodologia ERD foi aplicada e as turmas controle. Esta pesquisa preenche a lacuna no conhecimento do uso jogos educativos digitais no ensino fundamental dos anos finais, evidenciando a vantagem do ERD como ferramenta potencializadora no processo de ensino e aprendizagem.

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