Este artigo é um recorte do texto da tese e tem como objetivo analisar o impacto dos programas de governo no alcance das metas do Plano Estadual de Alagoas (2016-2026) que ocorreu em 2018. O Plano Estadual constitui uma política pública de estado, sendo um desdobramento do Plano Nacional de Educação. O Plano Estadual de Educação (PEE) é importante para o Estado devido ao seu potencial de dar legitimidade a educação enquanto política pública estadual de médio e longo prazo. Alguns programas, tais como o Escola 10 e o PALEI foram implantados com o objetivo de contribuir para o alcance das metas sobretudo a meta 7 que trata da evolução da qualidade da educação. E para se compreender qual o contributo destes programas no compromisso com as metas utilizou-se a pesquisa qualitativa cujo desenho metodológico se deu através da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) como procedimento metodológico para análise dos dados. A base teórica pautou-se em autores como o Azevedo (2013, 2014), Melo (2004), Jannuzzi (2014); Molina (2003). Os documentos analisados foram os planos de educação e as audiências publicas. No campo prático, foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas com pessoas que fizeram parte da elaboração e do primeiro monitoramento do PEE. A pesquisa evidenciou que os programas não tiveram impacto no alcance das metas até o presente momento, tendo em vista que essa análise teve como base o primeiro monitoramento em 2018.