ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EVIDENCIADOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A FERRAMENTA PADLET
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90695 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4418 "inscrito_id" => 10704 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EVIDENCIADOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A FERRAMENTA PADLET" "resumo" => "O presente artigo tem como principal objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática sobre o conteúdo seres vivos e não vivos no processo de alfabetização científica dos alunos. Ao considerar tais contribuições, enfatiza-se a relevância de promover práticas que colaborem para o processo de alfabetização científica desde os anos iniciais. No corpo teórico deste artigo, será abordado sobre a metodologia dos três momentos pedagógicos; os Indicadores da Alfabetização científica; e o uso de tecnologias digitais como ferramentas que podem auxiliar à prática docente. Quanto a metodologia de pesquisa, este estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação e segue uma abordagem qualitativa. Em relação a proposta da sequência didática, esta foi estruturada na metodologia dos três momentos pedagógicos e foi realizada em um conjunto de 5 aulas com alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior da Paraíba. Durante o desenvolvimento da sequência didática, utilizou-se a ferramenta digital Padlet com a finalidade de detectar indicadores da alfabetização científica do público-alvo. O Padlet corresponde a um mural digital interativo que, com o uso da internet, professores e alunos podem fazer anotações, expor suas opiniões e ideias e podem visualizar e interagir, de modo colaborativo, com as postagens dos demais alunos. Desse modo, ao desenvolver a sequência didática, fez-se uso do Padlet para armazenar as ideias e opiniões dos alunos em torno do conteúdo trabalhado. A partir das ideias compartilhadas nesse mural, analisou-se a presença de alguns indicadores da Alfabetização científica. Com isso, ficou evidenciado, a partir dos indicadores detectados, que a sequência didática trouxe contribuições positivas para a construção dos conhecimentos dos alunos; como também se observou que o uso de ferramentas como o Padlet pode auxiliar o professor a avaliar se os alunos estão - ou não - em processo de alfabetização científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10704_TB4418_28112022153436.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARTINS DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "Fabiana Martins" "autor_email" => "fabiana--17@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90695 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4418 "inscrito_id" => 10704 "titulo" => "ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EVIDENCIADOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A FERRAMENTA PADLET" "resumo" => "O presente artigo tem como principal objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática sobre o conteúdo seres vivos e não vivos no processo de alfabetização científica dos alunos. Ao considerar tais contribuições, enfatiza-se a relevância de promover práticas que colaborem para o processo de alfabetização científica desde os anos iniciais. No corpo teórico deste artigo, será abordado sobre a metodologia dos três momentos pedagógicos; os Indicadores da Alfabetização científica; e o uso de tecnologias digitais como ferramentas que podem auxiliar à prática docente. Quanto a metodologia de pesquisa, este estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação e segue uma abordagem qualitativa. Em relação a proposta da sequência didática, esta foi estruturada na metodologia dos três momentos pedagógicos e foi realizada em um conjunto de 5 aulas com alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior da Paraíba. Durante o desenvolvimento da sequência didática, utilizou-se a ferramenta digital Padlet com a finalidade de detectar indicadores da alfabetização científica do público-alvo. O Padlet corresponde a um mural digital interativo que, com o uso da internet, professores e alunos podem fazer anotações, expor suas opiniões e ideias e podem visualizar e interagir, de modo colaborativo, com as postagens dos demais alunos. Desse modo, ao desenvolver a sequência didática, fez-se uso do Padlet para armazenar as ideias e opiniões dos alunos em torno do conteúdo trabalhado. A partir das ideias compartilhadas nesse mural, analisou-se a presença de alguns indicadores da Alfabetização científica. Com isso, ficou evidenciado, a partir dos indicadores detectados, que a sequência didática trouxe contribuições positivas para a construção dos conhecimentos dos alunos; como também se observou que o uso de ferramentas como o Padlet pode auxiliar o professor a avaliar se os alunos estão - ou não - em processo de alfabetização científica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10704_TB4418_28112022153436.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA MARTINS DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "Fabiana Martins" "autor_email" => "fabiana--17@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }