O presente artigo tem como principal objetivo analisar as contribuições de uma sequência didática sobre o conteúdo seres vivos e não vivos no processo de alfabetização científica dos alunos. Ao considerar tais contribuições, enfatiza-se a relevância de promover práticas que colaborem para o processo de alfabetização científica desde os anos iniciais. No corpo teórico deste artigo, será abordado sobre a metodologia dos três momentos pedagógicos; os Indicadores da Alfabetização científica; e o uso de tecnologias digitais como ferramentas que podem auxiliar à prática docente. Quanto a metodologia de pesquisa, este estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação e segue uma abordagem qualitativa. Em relação a proposta da sequência didática, esta foi estruturada na metodologia dos três momentos pedagógicos e foi realizada em um conjunto de 5 aulas com alunos do 4º ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior da Paraíba. Durante o desenvolvimento da sequência didática, utilizou-se a ferramenta digital Padlet com a finalidade de detectar indicadores da alfabetização científica do público-alvo. O Padlet corresponde a um mural digital interativo que, com o uso da internet, professores e alunos podem fazer anotações, expor suas opiniões e ideias e podem visualizar e interagir, de modo colaborativo, com as postagens dos demais alunos. Desse modo, ao desenvolver a sequência didática, fez-se uso do Padlet para armazenar as ideias e opiniões dos alunos em torno do conteúdo trabalhado. A partir das ideias compartilhadas nesse mural, analisou-se a presença de alguns indicadores da Alfabetização científica. Com isso, ficou evidenciado, a partir dos indicadores detectados, que a sequência didática trouxe contribuições positivas para a construção dos conhecimentos dos alunos; como também se observou que o uso de ferramentas como o Padlet pode auxiliar o professor a avaliar se os alunos estão - ou não - em processo de alfabetização científica.