Este trabalho, teve como objetivo realizar uma análise comparativa entre os modelos SINAES (MEC, 2011) e Modelo HedPERF - Higher Education Perfomance de Firdaus (2006), para verificar se existia semelhanças entre as suas dimensões de qualidade e se também era possível construir um instrumento de avaliação institucional para os cursos técnicos de nível médio dos Institutos Federais - Ifs, uma vez que essas instituições não dispõem de mecanismos para realizar sua autoavaliação, nesse nível de ensino. Foi pensando nisso que foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, cujos objetivos seguiram a de uma pesquisa descritiva e de corte transversal. Quanto à abordagem, este trabalho se enquadrou em uma abordagem qualitativa. Já no que refere aos métodos de procedimentos, esta adotou o delineamento de uma pesquisa bibliográfica. Foi possível concluir que há semelhanças com as abordagens das dimensões do instrumento de avaliação externa do SINAES, exceto a dimensão “Aspectos Acadêmicos”. Com isso, o próximo passo é elaborar um instrumento de coleta de dados de acordo com o modelo criado para testar sua viabilidade.