SOUSA, Maria Arleilma Ferreira De. Formação de professores na agenda neoliberal. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89239>. Acesso em: 23/12/2024 02:21
O texto tem como objetivo discutir sobre as políticas de formação docente a partir do contexto do neoliberalismo e sua inserção na agenda educacional brasileira. Com o advento da Constituição Federal de 1988 e da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, algumas iniciativas de formação inicial e continuada de professores foram desenvolvidas com o intuito de valorizar os profissionais da educação, bem como possibilitar uma formação adequada com as necessidades do tempo atual. Nesse cenário, as práticas neoliberais se instalaram na agenda educacional brasileira, desenvolvendo projetos que culminasse com as necessidades de grupos empresariais que passaram a investir economicamente na educação. Tais incentivos financeiros na educação por parte desses organismos internacionais caracterizam a chegada do neoliberalismo no Brasil e sua consequente intervenção na educação, a justificativa é que para um país se desenvolver economicamente a população necessita estar bem preparada no quesito educação. Era necessário preparar as pessoas para assumir funções no mercado de trabalho, dessa forma o currículo e as metas da educação pública brasileira iniciam um processo de ênfase na aprendizagem de competências para o mercado de trabalho. As palavras de ordem são: inovação, eficiência, eficácia e performance. Ou seja, preparar os jovens para o mercado de trabalho é o objetivo principal. A pesquisa em modalidade qualitativa utilizou a análise bibliográfica para sistematização dos dados apresentados. Ao final concluímos que a formação do professor na contemporaneidade é um processo contínuo que requer constante atualização e colaboração dos sujeitos diretamente ou indiretamente envolvidos.