O trabalho apresentado deu-se a partir do estágio em docência, realizado na disciplina de Botânica II no curso de Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas-UFAM. O estágio em docência é parte do componente curricular de formação do doutorando em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade da Amazônia. A experiência da docência no ensino superior é de suma importância no processo da pós-graduação, por alinhar e da prática docente. Descrever as fases da formação é relevante para conhecer como se dá a intervenção do acadêmico, bem como refletir sobre as contribuições desse momento para o amadurecimento do ser docente-pesquisador. No entanto, a metodologia utilizada neste relatório está baseada no relato descritivo das ações com suas reflexões pertinentes ao fazer docente. Verificou-se que o estágio em docência foi de grande importância para o ensino-aprendizagem em Botânica, visto que todas as atividades foram desenvolvidas e cumpridas com todos os alunos. As conclusões apresentadas se referem aos subsídios que o estágio docente na disciplina favoreceu como sujeito pesquisador, não só em sua vivência didática de ensino, mas também no amadurecimento intelectual a qual o acadêmico é exposto.