Este artigo objetiva analisar a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio e seus impactos na gestão escolar. A BNCC é um documento normativo que rege a elaboração dos currículos brasileiros, concebido enquanto diretriz nacional. As discussões quanto as mudanças no âmbito pedagógico, principalmente acerca do Ensino Médio, têm promovido questionamentos sobre as repercussões no contexto escolar, nas intencionalidades formativas e no modelo educacional. Trata-se de uma revisão bibliográfica temática, realizada a partir da análise da literatura científica, que integra uma pesquisa em curso acerca da percepção de gestores sobre a nova BNCC em um município de grande porte do interior da Bahia. É desenvolvida como requisito de conclusão da MBA em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP). A pergunta norteadora do estudo foi: qual os impactos da nova BNCC para o Ensino Médio na gestão escolar? Procedeu-se o percurso metodológico de revisão nas bases do Portal de Periódicos da CAPES, Scientific Electronic Library Online e Google Scholar, utilizando o termo “Gestão Escolar e Base Nacional Comum Curricular” como estratégia de busca. Os critérios de inclusão foram: estudos nacionais com texto completo disponível, que faziam a relação entre a nova BNCC, Ensino Médio e Gestão escolar. Foram excluídos os estudos repetidos e que não incluíssem o objeto de pesquisa. Nos resultados, é evidente o interesse crescente pela temática, com ênfase nos desafios da BNCC para gestores de escolas públicas e privadas.