Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM DEBATE SOBRE AVALIAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS NO TEMPO PRESENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
0 of 0
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90338 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3938 "inscrito_id" => 12983 "titulo" => "UM DEBATE SOBRE AVALIAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS NO TEMPO PRESENTE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo debater sobre os desafios enfrentados hoje pelos profissionais de educação. Para tanto faz uso de um debate bibliográfico amparado na LDB 9394/96 e na Constituição Federal de 1988. A partir da busca por uma análise de temas pertinentes à educação nacional como: avaliação e gestão democrática que tem a sua justificativa no atual cenário da educação brasileira. O texto enfatiza o papel do professor, suas inquietudes e suas buscas por formação e inserção na pesquisa acadêmica. Contudo, a conclusão do artigo é direcionada para os dias atuais, ou seja, para o tempo presente, esse presente que nos traz esperanças e nos remete a um horizonte de expectativas, parafraseando Koselleck, mas que ao mesmo tempo faz referência a um olhar administrativo e neoliberal quando se trata de educação, nesse caso, a educação vista como mercadoria longe da ideia de formação. Desta maneira, o artigo se insere no debate do papel atribuído aos profissionais de educação, principalmente, aos gestores e sua atuação na gestão de pessoas com suas atribuições e desafios para a concretização de uma educação que integre estudantes e professores sem o dilema de uma ruptura. São três aspectos/questionamentos importantes para a busca de uma educação de qualidade e efetiva, porém a busca e o processo de estabelecimento de uma educação de qualidade e para todos, sem exceção, não pode ser reduzida a três pontos. Tais temas escolhidos por compreendê-los como a base do nosso sistema educacional e também por serem temas que demonstram nossas falhas como sistema educacional.O presente artigo tem como objetivo debater sobre os desafios enfrentados hoje pelos profissionais de educação. Para tanto faz uso de um debate bibliográfico am" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12983_TB3938_06112022200405.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA COELHO GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "quelccoelho@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90338 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3938 "inscrito_id" => 12983 "titulo" => "UM DEBATE SOBRE AVALIAÇÃO, GESTÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS NO TEMPO PRESENTE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo debater sobre os desafios enfrentados hoje pelos profissionais de educação. Para tanto faz uso de um debate bibliográfico amparado na LDB 9394/96 e na Constituição Federal de 1988. A partir da busca por uma análise de temas pertinentes à educação nacional como: avaliação e gestão democrática que tem a sua justificativa no atual cenário da educação brasileira. O texto enfatiza o papel do professor, suas inquietudes e suas buscas por formação e inserção na pesquisa acadêmica. Contudo, a conclusão do artigo é direcionada para os dias atuais, ou seja, para o tempo presente, esse presente que nos traz esperanças e nos remete a um horizonte de expectativas, parafraseando Koselleck, mas que ao mesmo tempo faz referência a um olhar administrativo e neoliberal quando se trata de educação, nesse caso, a educação vista como mercadoria longe da ideia de formação. Desta maneira, o artigo se insere no debate do papel atribuído aos profissionais de educação, principalmente, aos gestores e sua atuação na gestão de pessoas com suas atribuições e desafios para a concretização de uma educação que integre estudantes e professores sem o dilema de uma ruptura. São três aspectos/questionamentos importantes para a busca de uma educação de qualidade e efetiva, porém a busca e o processo de estabelecimento de uma educação de qualidade e para todos, sem exceção, não pode ser reduzida a três pontos. Tais temas escolhidos por compreendê-los como a base do nosso sistema educacional e também por serem temas que demonstram nossas falhas como sistema educacional.O presente artigo tem como objetivo debater sobre os desafios enfrentados hoje pelos profissionais de educação. Para tanto faz uso de um debate bibliográfico am" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12983_TB3938_06112022200405.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL CRISTINA COELHO GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "quelccoelho@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem como objetivo debater sobre os desafios enfrentados hoje pelos profissionais de educação. Para tanto faz uso de um debate bibliográfico amparado na LDB 9394/96 e na Constituição Federal de 1988. A partir da busca por uma análise de temas pertinentes à educação nacional como: avaliação e gestão democrática que tem a sua justificativa no atual cenário da educação brasileira. O texto enfatiza o papel do professor, suas inquietudes e suas buscas por formação e inserção na pesquisa acadêmica. Contudo, a conclusão do artigo é direcionada para os dias atuais, ou seja, para o tempo presente, esse presente que nos traz esperanças e nos remete a um horizonte de expectativas, parafraseando Koselleck, mas que ao mesmo tempo faz referência a um olhar administrativo e neoliberal quando se trata de educação, nesse caso, a educação vista como mercadoria longe da ideia de formação. Desta maneira, o artigo se insere no debate do papel atribuído aos profissionais de educação, principalmente, aos gestores e sua atuação na gestão de pessoas com suas atribuições e desafios para a concretização de uma educação que integre estudantes e professores sem o dilema de uma ruptura. São três aspectos/questionamentos importantes para a busca de uma educação de qualidade e efetiva, porém a busca e o processo de estabelecimento de uma educação de qualidade e para todos, sem exceção, não pode ser reduzida a três pontos. Tais temas escolhidos por compreendê-los como a base do nosso sistema educacional e também por serem temas que demonstram nossas falhas como sistema educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.