O presente artigo tem como objetivo debater sobre os desafios enfrentados hoje pelos profissionais de educação. Para tanto faz uso de um debate bibliográfico amparado na LDB 9394/96 e na Constituição Federal de 1988. A partir da busca por uma análise de temas pertinentes à educação nacional como: avaliação e gestão democrática que tem a sua justificativa no atual cenário da educação brasileira. O texto enfatiza o papel do professor, suas inquietudes e suas buscas por formação e inserção na pesquisa acadêmica. Contudo, a conclusão do artigo é direcionada para os dias atuais, ou seja, para o tempo presente, esse presente que nos traz esperanças e nos remete a um horizonte de expectativas, parafraseando Koselleck, mas que ao mesmo tempo faz referência a um olhar administrativo e neoliberal quando se trata de educação, nesse caso, a educação vista como mercadoria longe da ideia de formação. Desta maneira, o artigo se insere no debate do papel atribuído aos profissionais de educação, principalmente, aos gestores e sua atuação na gestão de pessoas com suas atribuições e desafios para a concretização de uma educação que integre estudantes e professores sem o dilema de uma ruptura. São três aspectos/questionamentos importantes para a busca de uma educação de qualidade e efetiva, porém a busca e o processo de estabelecimento de uma educação de qualidade e para todos, sem exceção, não pode ser reduzida a três pontos. Tais temas escolhidos por compreendê-los como a base do nosso sistema educacional e também por serem temas que demonstram nossas falhas como sistema educacional.