EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8693 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1142 "inscrito_id" => 3927 "titulo" => "EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "Um dos grandes desafios na Educação é o de desenvolver uma educação que leve em conta os sentidos. Infelizmente, a pedagogia que orienta a maior parte das práticas educacionais tem como fundamento a matriz racionalista, em que concebe o ser humano como ser pensante, marcado pelo modo lógico-matemático de se relacionar com o mundo e com os seus semelhantes. Este ensaio tem o objetivo de identificar, na história da educação brasileira, vivências e estratégias que foram feitas na perspectiva de uma pedagogia que levasse em consideração a corporeidade. Para confirmar nossa hipótese, iniciamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, consultando obras importantes sobre o assunto que nos levassem a aprofundar o tema, tais como: Couto (1998), Buisson (1987), Fernandes (1964), Kuhlmann Jr. (2005) e Shelbauer (2006). Recorremos a autores brasileiros e estrangeiros, que nos permitiram refletir sobre a influência indígena, africana e europeia nas grandes mudanças da educação brasileira. Concluímos que, apesar de as propostas pedagógicas de matriz racionalista terem se conservado ao longo da história da educação brasileira, é possível identificar vivências indígenas, com as aprendizagens orais e integradas à natureza; afro-brasileiras, com associações à música, à religiosidade e à culinária, e pensadores europeus e norteamericanos, valorizando o sensível e a relação com a natureza, como Rousseau e Dewey, por exemplo, legados a serem valorizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS, CORPOREIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_17_23_22_idinscrito_3927_29d863598ba70991fc0936a5a916a5d6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RAQUEL DE OLIVEIRA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ANA RAQUEL" "autor_email" => "a.raquelf@uol.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8693 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1142 "inscrito_id" => 3927 "titulo" => "EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" "resumo" => "Um dos grandes desafios na Educação é o de desenvolver uma educação que leve em conta os sentidos. Infelizmente, a pedagogia que orienta a maior parte das práticas educacionais tem como fundamento a matriz racionalista, em que concebe o ser humano como ser pensante, marcado pelo modo lógico-matemático de se relacionar com o mundo e com os seus semelhantes. Este ensaio tem o objetivo de identificar, na história da educação brasileira, vivências e estratégias que foram feitas na perspectiva de uma pedagogia que levasse em consideração a corporeidade. Para confirmar nossa hipótese, iniciamos uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, consultando obras importantes sobre o assunto que nos levassem a aprofundar o tema, tais como: Couto (1998), Buisson (1987), Fernandes (1964), Kuhlmann Jr. (2005) e Shelbauer (2006). Recorremos a autores brasileiros e estrangeiros, que nos permitiram refletir sobre a influência indígena, africana e europeia nas grandes mudanças da educação brasileira. Concluímos que, apesar de as propostas pedagógicas de matriz racionalista terem se conservado ao longo da história da educação brasileira, é possível identificar vivências indígenas, com as aprendizagens orais e integradas à natureza; afro-brasileiras, com associações à música, à religiosidade e à culinária, e pensadores europeus e norteamericanos, valorizando o sensível e a relação com a natureza, como Rousseau e Dewey, por exemplo, legados a serem valorizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL, AS INFÂNCIAS E AS CULTURAS INFANTIS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS, CORPOREIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_08_11_2014_17_23_22_idinscrito_3927_29d863598ba70991fc0936a5a916a5d6.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RAQUEL DE OLIVEIRA FRANÇA" "autor_nome_curto" => "ANA RAQUEL" "autor_email" => "a.raquelf@uol.com.br" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }