O ensino de língua e literatura no Brasil ganham sempre destaque nas discussões acadêmicas tendo em vista a busca por ideias, que permeiam conseguir resultados significativos referentes à sua qualidade. Nos cursos de formação de professores de Língua Portuguesa muito se discute sobre a melhor metodologia de ensino, é visto que teoria e prática diferem da realidade da sala de aula. No ensino básico público, o professor de Língua Portuguesa busca adequar o tempo de aula para ministrar as três especificidades da disciplina. A presente pesquisa se constitui com intuito de trabalhar na E.E.E.F e Médio Senador Humberto Lucena nas aulas de Língua Portuguesa a literatura de Língua Portuguesa advindas de autores africanos, na perspectiva de análise do cumprimento da lei 10.639/03, tendo em vista a necessidade de fomentar a discussão acerca da Literatura Africana nas aulas de Língua Portuguesa. Na realidade um tanto conturbada do ensino médio, a literatura constitui uma modalidade de ensino engessada, de um lado, pelo vestibular, que justifica a presença da disciplina, bem como condiciona o conteúdo e a perspectiva de abordagem; e de outro, pelo fator humano – aluno e professor – cuja postura vai traduzir o interesse, o gosto e a frequência a essa modalidade de produção cultural. A fundamentação teórica é construída principalmente a partir de Moysés (1994), Proposta pedagógica 2014 da Escola Estadual Ensino Fundamenta e Médio Senador Humberto Lucena, Cacimba de Dentro – Paraíba, Koch e Elias (2007), Appiah (1997) e Ferreira (2001).