A Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações para a Infância observam que 40% da população mundial, ou seja, mais de 2,6 bilhões de pessoas não tem acesso à água potável, das quais um bilhão continua bebendo água sem nenhum tratamento. A disponibilidade de água na região Nordeste do Brasil, particularmente na região semiárida, é uma questão crítica. A situação no semiárido nordestino se agrava diante de fatores climáticos como as baixas precipitações, secas periódicas, alta evaporação juntamente com o uso insustentável das fontes existentes. A acumulação e uso de águas de chuva tem se tornado uma estratégia importante para fornecer água de boa qualidade à população rural e sua adoção é estimulada pela simplicidade de construção do sistema e pela obtenção de benefícios imediatos. Objetivou-se com este estudo investigar como a educação ambiental pode contribuir para a sustentabilidade deste recurso através da captação de água por cisternas no semiárido nordestino. Utilizou-se como procedimento básico para a coleta e posterior análise dos dados a seleção do material bibliográfico pesquisado, identificando e selecionando dados relevantes para o estudo. Foi possível evidenciar que a educação ambiental é um instrumento valioso e fundamental, para a busca da sustentabilidade dos recursos hídricos e alcance da melhor qualidade de vida para a coletividade, pois ela permite que os atores sociais envolvidos desenvolvam competências voltadas à conservação do ambiente.