No contexto Educacional do Brasil percebe-se que consideráveis avanços aconteceram ao longo da história em torno da Educação Inclusiva. A Constituição Federal determina que a Educação é direito de todos os indivíduos, ao garantir a educação para todos, nossa Constituição Federal está se referindo a todos mesmos, em um mesmo ambiente, e este pode e deve ser o mais diversificado possível, como forma de atingir o pleno desenvolvimento humano e o preparo para a cidadania e a Política Nacional de Educação Especial numa perspectiva Inclusiva vem reforçar esse pensamento quando evidencia como objetivo da proposta : o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na s escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo: transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; atendimento educacional especializado; continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar; participação da família e da comunidade; acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.