Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ACESSIBILIDADE, INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO NO BRASIL.

Palavra-chaves: INCLUSÃO, ESCOLA, BRASIL Pôster (PO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

No contexto Educacional do Brasil percebe-se que consideráveis avanços aconteceram ao longo da história em torno da Educação Inclusiva. A Constituição Federal determina que a Educação é direito de todos os indivíduos, ao garantir a educação para todos, nossa Constituição Federal está se referindo a todos mesmos, em um mesmo ambiente, e este pode e deve ser o mais diversificado possível, como forma de atingir o pleno desenvolvimento humano e o preparo para a cidadania e a Política Nacional de Educação Especial numa perspectiva Inclusiva vem reforçar esse pensamento quando evidencia como objetivo da proposta : o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na s escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo: transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; atendimento educacional especializado; continuidade da escolarização nos níveis mais elevados do ensino; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar; participação da família e da comunidade; acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

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