A inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares vem sendo ainda um grande desafio para as estâncias governamentais, assim como para educadores e familiares. Durante seu percurso profissional os professores não são comtemplados de uma formação que realmente aprecie os pressupostos da educação inclusiva, dessa forma percebemos que os educadores por várias vezes não possuem uma formação adequada nem condições de trabalho. Buscando entender o universo da inclusão escolar e observando esse desafio em uma escola regular de ensino na cidade de Queimadas – PB no qual se tem uma aluna com Síndrome de Down, este trabalho surgiu do seguinte questionamento: Como acontece a inclusão de uma aluna com Síndrome de Down na escola regular de ensino da cidade de Queimadas – PB? O trabalho apresenta no primeiro momento o panorama histórico sobre a inclusão, em seguida as perspectivas inclusivas no âmbito escolar, os desafios do educador na educação inclusiva e aborda sobre a Síndrome de Down, por fim abordamos sobre os resultados da pesquisa realizada. A pesquisa busca apontar como a inclusão de uma aluna com Síndrome de Down ocorre na sala de aula do 4° ano do ensino fundamental em uma escola regular. Para coletar os dados utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa e obtemos os dados através da observação e entrevista. Tivemos como referências os seguintes autores: Cardoso (2006), Fernandes (2006), Santos (2010), entre outros. Os resultados que alcançamos mostraram que como esperamos o processo de inclusão não acontece de forma significativa, que há muito que ser modificado.