A presente pesquisa tem o objetivo de mostrar a importância da família frente ao processo de inclusão escolar e social do surdo, para ocorrer à inclusão é preciso existir o apoio da família para incentivar a pessoa com deficiência a participar de todas as manifestações que ocorrem na sociedade. No entanto, muitas famílias encontram-se em descaso com seus filhos, sobretudo no âmbito escolar. A metodologia que foi utilizada nesse trabalho é de cunho qualitativo. Como instrumentos metodológicos utilizamos a observação in loco e uma entrevista semi-estruturada com uma professora da escola especial para os Surdos no Município de Gado Bravo – PB. Essa pesquisa foi realizada em Janeiro de 2014. Os resultados deixaram de forma explicita a necessidade que o município deve dispor de uma escola especifica com mais capacitação de professores, com Interprete de Libras, Psicólogo, Assistente Social e Fonoaudiólogo. Além disso, percebe-se a ausência da interação da família com o processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos com a deficiência auditiva, prejudicando assim a inclusão do surdo que não tem contato com sua língua materna desde cedo. Com o descaso que as famílias têm quando se deparam com as diferenças do outro, não conseguem assumir e acabam privando o deficiente auditivo de se assumir como Surdo, sendo assim, ele têm seus direitos negados e acabam ingressando na escola com uma idade avançada. Esse é um dos principais fatores que geram o fracasso escolar. Com isso, a língua brasileira de sinais (Libras), é a grande aliada no processo de aprendizagem e de comunicação entre a comunidade surda. Para dar concretude ao presente estudo, utilizamos como recursos teóricos, os estudos de Marcia Goldfeld, Carlos Skiliar.