A educação escolar sempre foi à base da evolução de uma sociedade, estabelecendo uma essência funcional e estrutural para o desenvolvimento da mesma e o professor é indispensável na construção de um projeto de nação, embora existam inúmeros desafios a serem superados na sua formação inicial. Pensando em contribuir de maneira teórica e prática, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID é importante para o crescimento profissional dos futuros professores alicerçando, assim, as licenciaturas. Mediante o exposto, este artigo tem como objetivos analisar a importância do PIBID/₢APES/UEPB, Subprojeto de Geografia para a formação inicial dos licenciandos. Para tanto, vem sendo realizada pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico sobre a formação inicial em Geografia acrescida da análise da experiência construída no ambiente escolar, através das intervenções realizadas nas aulas de Geografia na E.E.E.F.M. Assis Chateaubriand, participante do Subprojeto de Geografia. Os resultados vem demonstrando que a partir da vivência dos bolsistas na escola, vem sendo possível construir um olhar real em relação a escola, através da ampliação das múltiplas relações com professor supervisor e alunos da Educação Básica, sendo esta ação fundamental para consolidar a carreira docente e para o fortalecimento da licenciatura, trazendo as possibilidades de executar com novas ações a formação inicial, construindo-a não apenas no espaço acadêmico, mas, também junto ao universo escolar, ressaltando a relevância de se construir uma Geografia não apenas teórica, mas prática, com princípios de cidadania e reflexões.