Neste trabalho, pretendemos discutir a respeito da literatura infantil de países da África de língua francesa. Essa discussão tem como foco a promoção do ensino da história e da cultura africana, tomando como base a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da cultura afro-brasileira e africana nas escolas do Brasil. A partir dessa Lei, entendemos que os professores de francês também podem e devem desenvolver tal ensino. Assim, perguntamo-nos quais recursos utilizar a fim de ensinar a cultura africana em aula de Francês Língua Estrangeira (FLE) para crianças? É a partir dessa questão que entendemos a literatura infantil de países da África de língua francesa como meio de promoção dessa cultura. Para tanto, tomamos como base a própria Lei Federal da obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira e africana, bem como as reflexões de Reyes (2010), quanto à leitura literária desde a primeira infância e os estudos feitos por Vanthier (2009), no que concerne o papel da literatura infantil nas aulas de FLE para crianças e, ainda, nos estudos de Matateyou (2011), que dizem respeito à literatura infantil transmitida oralmente de geração em geração. Nosso corpus é constituído por três livros de literatura infantil da escritora Véronique Tadjo. A partir de alguns dos resultados obtidos, já podemos constar que a abordagem da literatura infantil africana pode promover a conscientização das crianças a fim de haver a valorização das culturas africanas, podendo auxiliar na desconstrução de estereótipos e de clichês que ainda existem na nossa sociedade.