Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: SUA IMPLANTAÇÃO NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS EM ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA/RS

Palavra-chaves: POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. EDUCAÇÃO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. EDUCAÇÃO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. EDUCAÇÃO INTEGRAL Comunicação Oral (CO) POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE
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Conclui-se, diante deste estudo que o Programa Mais Educação é uma realidade nas escolas pesquisadas, através da jornada ampliada no contraturno escolar. Entretanto destaco á infraestrutura física com adequação e construção de espaços para o desenvolvimento das atividades, assim como a construção de um Projeto Político Pedagógico articulado com a proposta curricular do Programa Mais Educação, traduzindo a sua organização pedagógica visando às necessidades da comunidade escolar incorporando novos saberes, novas culturas, atendendo as demandas sociais.O presente artigo tem por objetivo compreender os impactos das políticas públicas educacionais através da implantação do Prog" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. EDUCAÇÃO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. EDUCAÇÃO INTEGRAL, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS. 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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender os impactos das políticas públicas educacionais através da implantação do Programa Mais Educação nas Escolas Estaduais do Ensino Fundamental do Município de Santa Maria/RS. No âmbito das discussões, apresento o Programa Mais Educação uma política pública educacional criada em 2007, durante o Governo Luís Inácio Lula da Silva, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, embasada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) na perspectiva da Educação Integral. O referencial teórico baseado nos autores: Luck (2009), Moll (2009, 2012), Minayo (2008), Saviani (2006), Triviños (1987) e Veiga (2003). Os documentos legais que nortearam este trabalho foi: a Constituição Brasileira de 1988, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBN) de 1996, Plano Nacional de Educação (PNE) de 2011-2020 e a Série Mais Educação (2009b). A metodologia caracteriza por uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta dados utilizado foi á entrevista semiestruturada realizada com 2 (duas) professoras coordenadoras do Programa Mais Educação no âmbito escolar das respectivas escolas pesquisadas. Conclui-se, diante deste estudo que o Programa Mais Educação é uma realidade nas escolas pesquisadas, através da jornada ampliada no contraturno escolar. Entretanto destaco á infraestrutura física com adequação e construção de espaços para o desenvolvimento das atividades, assim como a construção de um Projeto Político Pedagógico articulado com a proposta curricular do Programa Mais Educação, traduzindo a sua organização pedagógica visando às necessidades da comunidade escolar incorporando novos saberes, novas culturas, atendendo as demandas sociais.

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