O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID busca aproximar o docente à educação básica dando subsídios para que este venha aprender a aliar teoria à prática. Sabe-se que a sociedade está em constante transformação, e com isso o ambiente de trabalho também. Assim, torna-se necessário que o professor esteja pronto para as divergências de realidades com as quais poderá se deparar. Desta forma, este estudo objetiva apresentar como o programa PIBID/UVA tem contribuído de forma significativa, por meio de suas formações mensais, para a formação inicial de professores. Caracteriza-se por ser um estudo analítico-descritivo, baseado em pesquisa documental e bibliográfica. Os dados foram coletados por meio de análise de oito relatos de experiência de bolsistas do subprojeto de Letras - Português, prestados por escrito, todos com seis meses de experiência. O estudo possibilitou inferir-se que o PIBID contribui de forma significativa para a formação docente dos licenciandos por meio das experiências obtidas no ambiente escolar, das dificuldades de dominar conteúdos e transmitir o conhecimento de forma coletiva, com relação a prática pedagógica e a aprendizagem discente. Para tanto, autores como Antonio Nóvoa (1997), Guiomar Namo de Mello (1999), Selma Garrido Pimenta (2002) e Maurice Tardif (2002) salientam que a formação inicial do professor para a educação básica é na verdade uma auto formação, tem a função de treinar e capacitar os licenciandos à prática profissional tomando por base a interação teoria-prática. Pois os discentes devem refletir sobre a escolha de serem professores a partir do contato com a realidade da profissão. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subsidiado pela CAPES, instiga os cursos de licenciatura aos quais ele beneficia, a terem experiências interativas, dando liberdade para criarem estratégias que permitam aliar teoria e prática docente. Portanto pode-se dizer que o PIBID tem incitado os discentes a pensarem novas metodologias e aperfeiçoarem para fazer pedagógico, alargando seu conhecimento através de teóricos e também do contato com a realidade da escola pública, buscando se adaptar e aperfeiçoar suas habilidades, contribuído para que sejam profissionais práticos e reflexivos.