CONTRIBUIÇÕES DAS FORMAÇÕES MENSAIS DO PIBID UVA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8607 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1192 "inscrito_id" => 4577 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS FORMAÇÕES MENSAIS DO PIBID UVA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID busca aproximar o docente à educação básica dando subsídios para que este venha aprender a aliar teoria à prática. Sabe-se que a sociedade está em constante transformação, e com isso o ambiente de trabalho também. Assim, torna-se necessário que o professor esteja pronto para as divergências de realidades com as quais poderá se deparar. Desta forma, este estudo objetiva apresentar como o programa PIBID/UVA tem contribuído de forma significativa, por meio de suas formações mensais, para a formação inicial de professores. Caracteriza-se por ser um estudo analítico-descritivo, baseado em pesquisa documental e bibliográfica. Os dados foram coletados por meio de análise de oito relatos de experiência de bolsistas do subprojeto de Letras - Português, prestados por escrito, todos com seis meses de experiência. O estudo possibilitou inferir-se que o PIBID contribui de forma significativa para a formação docente dos licenciandos por meio das experiências obtidas no ambiente escolar, das dificuldades de dominar conteúdos e transmitir o conhecimento de forma coletiva, com relação a prática pedagógica e a aprendizagem discente. Para tanto, autores como Antonio Nóvoa (1997), Guiomar Namo de Mello (1999), Selma Garrido Pimenta (2002) e Maurice Tardif (2002) salientam que a formação inicial do professor para a educação básica é na verdade uma auto formação, tem a função de treinar e capacitar os licenciandos à prática profissional tomando por base a interação teoria-prática. Pois os discentes devem refletir sobre a escolha de serem professores a partir do contato com a realidade da profissão. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subsidiado pela CAPES, instiga os cursos de licenciatura aos quais ele beneficia, a terem experiências interativas, dando liberdade para criarem estratégias que permitam aliar teoria e prática docente. Portanto pode-se dizer que o PIBID tem incitado os discentes a pensarem novas metodologias e aperfeiçoarem para fazer pedagógico, alargando seu conhecimento através de teóricos e também do contato com a realidade da escola pública, buscando se adaptar e aperfeiçoar suas habilidades, contribuído para que sejam profissionais práticos e reflexivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DOCENTE, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_11_2014_11_56_23_idinscrito_4577_9d788412d84ddea35a5c7b7275e6008e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIMÍLIA CARDOSO DE BARCELOS" "autor_nome_curto" => "FRANCIMÍLIA" "autor_email" => "francimiliabarcelos@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8607 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1192 "inscrito_id" => 4577 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DAS FORMAÇÕES MENSAIS DO PIBID UVA PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID busca aproximar o docente à educação básica dando subsídios para que este venha aprender a aliar teoria à prática. Sabe-se que a sociedade está em constante transformação, e com isso o ambiente de trabalho também. Assim, torna-se necessário que o professor esteja pronto para as divergências de realidades com as quais poderá se deparar. Desta forma, este estudo objetiva apresentar como o programa PIBID/UVA tem contribuído de forma significativa, por meio de suas formações mensais, para a formação inicial de professores. Caracteriza-se por ser um estudo analítico-descritivo, baseado em pesquisa documental e bibliográfica. Os dados foram coletados por meio de análise de oito relatos de experiência de bolsistas do subprojeto de Letras - Português, prestados por escrito, todos com seis meses de experiência. O estudo possibilitou inferir-se que o PIBID contribui de forma significativa para a formação docente dos licenciandos por meio das experiências obtidas no ambiente escolar, das dificuldades de dominar conteúdos e transmitir o conhecimento de forma coletiva, com relação a prática pedagógica e a aprendizagem discente. Para tanto, autores como Antonio Nóvoa (1997), Guiomar Namo de Mello (1999), Selma Garrido Pimenta (2002) e Maurice Tardif (2002) salientam que a formação inicial do professor para a educação básica é na verdade uma auto formação, tem a função de treinar e capacitar os licenciandos à prática profissional tomando por base a interação teoria-prática. Pois os discentes devem refletir sobre a escolha de serem professores a partir do contato com a realidade da profissão. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, subsidiado pela CAPES, instiga os cursos de licenciatura aos quais ele beneficia, a terem experiências interativas, dando liberdade para criarem estratégias que permitam aliar teoria e prática docente. Portanto pode-se dizer que o PIBID tem incitado os discentes a pensarem novas metodologias e aperfeiçoarem para fazer pedagógico, alargando seu conhecimento através de teóricos e também do contato com a realidade da escola pública, buscando se adaptar e aperfeiçoar suas habilidades, contribuído para que sejam profissionais práticos e reflexivos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BÁSICA, FORMAÇÃO DOCENTE, INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_09_11_2014_11_56_23_idinscrito_4577_9d788412d84ddea35a5c7b7275e6008e.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIMÍLIA CARDOSO DE BARCELOS" "autor_nome_curto" => "FRANCIMÍLIA" "autor_email" => "francimiliabarcelos@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }