A Educação Ambiental aliada à percepção ambiental comporta-se como ferramenta transformadora que aplicada de forma contínua, crítica e lúdica proporciona a ampliação e mudança de valores frente às potencialidades e problemas ambientais. O trabalho objetivou identificar a percepção dos diferentes atores sociais de comunidades rurais situadas no semiárido paraibano quanto à relação meio ambiente, saúde e sistema de captação e armazenamento de água de chuva em cisternas, visando delinear estratégias em Educação Ambiental para o manejo correto do referido sistema para a preservação e melhorias da qualidade da água destinada ao consumo humano. A pesquisa foi do tipo participante, realizada de maio de 2007 a fevereiro de 2009, em comunidades rurais dispersas de São João do Cariri-PB. Educação Ambiental constituiu um instrumento capaz de promover mudanças de percepção e de atitudes, mas deve ser empregada de forma contínua para o alcance do princípio de corresponsabilidade, e desse modo, favorecer o manejo apropriado dos sistemas de captação e armazenamento da água de chuva para atingir o objetivo de fornecer água de boa qualidade, reduzindo os riscos à saúde dos usuários e os impactos ambientais negativos.