Tendo como enfoque temático a pessoa com Síndrome de Down em processo de escolarização, o presente trabalho visa abordar discussões acerca da atuação psicopedagógica na instituição com uma aluna com a síndrome. Tendo como objetivo fazer uma análise da ação profissional na institucional escolar a partir de uma intervenção psicopedagógica junto a uma adolescente de 18 anos com Síndrome de Down que cursa o 5º ano do ensino fundamental, ainda não é alfabetizada, apresenta dificuldade de interação com os colegas em sala de aula e apresenta falta de interesse para leitura e escrita. WERNECK (1995), diz que, quando as pessoas são agrupadas de acordo com suas limitações, rouba-se delas a oportunidade de se tornarem indivíduos. O ambiente onde uma criança com algum tipo de deficiência é inserida passa a ser fundamental para seu desempenho academico e social. Afinal, quanto maior o número de desafios a que ela for submetida, mais se sentirá estimulada a vence-los, e consequentemente melhor será sua qualidade de vida. É importante sua inclusão em escolas regulares onde poderá ser alfabetizada e/ou aprender um oficio adaptável ao seu desenvolvimento. O texto trata de um estudo de caso onde foram realizadas 8ª sessões de intervenção psicopedagógica, com vistas a facilitar e estimular o processo de socialização e a aprendizagem da aluna a partir de sua inclusão na escola e a superação das barreiras. Os resultados obtidos apontam que as intervenções psicopedagógicas na instituição escolar auxiliam na superação das dificuldades de aprendizagem, bem como, estimula a socialização, o desenvolvimento da mente e o reconhecimento das inteligências nos indivíduos, com isso, justifica-se como uma ação primordial na inclusão de alunos no sistema educacional.