EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICAGrace D. da Fonseca e Silva – SAPIENS - gracefonseca01@hotmail.com Ana Chrystina Vieira Paulino – SAPIENS - ana_chrysana@hotmail.comMaria Gorete Macêdo e Silva- SAPIENS - gorete-macedo@hotmail.comRESUMO:A inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais, embora bastante discutida nos dias atuais, apresenta-se como um panorama repleto de contradições. Diante de tal afirmação, este artigo possibilita refletir sobre o fazer pedagógico após o advento desse processo, partindo do princípio que a educação precisa ser repensada e ressignificada para atender a todos, indistintamente. Aborda a relevância do papel do professor como personagem efetivo na tarefa de construtor do conhecimento, já que não se pode negar que existem caminhos e possibilidades para inserção e permanência dessa clientela no sistema regular de ensino. Discorre ainda sobre o trabalho desenvolvido no estado do Rio Grande do Norte, como também a legislação que assegura o direito da inclusão a todo cidadão brasileiro. Este artigo apresentou embasamento teórico em autores como Mantoan (2000), Martins(2003), Alves(2006), Sassaki(2006) e Minetto(2008).PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO. INCLUSÃO. PRÁTICA PEDAGÓGICA