Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INVESTIGANDO A INTERAÇÃO PLANTA-POLINIZADOR: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA POR METODOLOGIAS ATIVAS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O processo de investigação é inerente ao ser humano para chegar à resolução das respostas que rodeiam o mundo da ciência, envolvendo os problemas, a análise de dados, informações e conhecimentos e testes de hipóteses que, de acordo com a BNCC, exercitam a curiosidade pela reflexão, análise crítica, imaginação e criatividade. Nesse contexto, trabalhar o currículo de Biologia requer uma inovação dos professores no desenvolvimento de metodologias que coloquem o estudante como o centro do processo de ensino-aprendizagem, construindo uma cultura e alfabetização científica baseada na investigação, processo causador da ruptura da metodologia tradicional. É nessa perspectiva que surgem as Metodologias Ativas e a crescente necessidade de investigar os fatos para se obter um aprendizado efetivo, estando o professor como mediador do processo e instigador das fases investigativas. Diante disso, um dos temas de Biologia que mais causa indagações, é a evolução das espécies. Portanto, estudar a interação entre os dois grupos com maior abundância de seres vivos, as plantas angiospermas, e os animais polinizadores, utilizando-se do uso de exsicatas, produzidas com exemplares coletados na EREM Pastor José Florêncio Rodrigues, no Cabo de Santo Agostinho-PE, através de uma Sequência Didática Investigativa, torna o processo de descoberta mais rico de significados para a vida de cada educando. Para operacionalizar esse estudo, foi realizada uma pesquisa-ação quanti-qualitativa de natureza aplicada, desenvolvida em uma disciplina eletiva semestral, trabalhando conteúdos relacionados às plantas e aos animais, a interação entre esses grupos de seres vivos, e a confecção de exsicatas, instrumentos biológicos de consulta para estudos futuros. Deste modo, os resultados obtidos foram satisfatórios e envolveram a construção de conceitos, antes desconhecidos pelos discentes, assim como o sentimento de pertença e cuidado com a natureza, e com o patrimônio ecológico da escola. Ainda, como produto, elaboramos um herbário didático com exsicatas da própria comunidade escolar.

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