Nos últimos dois anos a educação brasileira vem sofrendo grandes impactos por conta da pandemia do Covid-19. Nessa situação, escolas passaram a disponibilizar suas aulas remotamente e tiveram como principal dificuldade oferecer o ensino de qualidade no modelo remoto, em paralelo outras instituições ficaram totalmente fechadas sem conseguir ofertar as aulas para os discentes. Dessa forma, inúmeros fatores contribuíram para que o processo de ensino e aprendizagem nesse período fosse comprometido, o relatório realizado em 2022 pelo Banco Mundial afirma que 70% das crianças de 10 anos sofrem de pobreza de aprendizagem na América Latina e Caribe. Assim sendo, o ensino da geografia também sofreu interferências que prejudicaram os estudantes compreenderem os conteúdos da disciplina. Isto posto, o presente trabalho visa relatar uma vivência realizada com alunos do 3º ano do ensino médio da Escola de Referencia em Ensino Médio Devaldo Borges do município de Gravatá-PE. Nesse sentido, foi aplicado para os estudantes diversificados recursos didáticos para melhor compreensão do conteúdo de geociências da disciplina de geografia. Assim, Paulo Freire (1996) afirma que ensinar não é transferir conhecimento, o docente precisa criar meios efetivos para sua formação. Portanto, é de suma importância que o processo de construção do conhecimento seja atrativo para os alunos e que também possa despertar neles a criticidade e a reflexão para compreender a realidade em que está inserido.