A monitoria acadêmica visa o processo de ensino-aprendizagem aos discentes por meio de experiência de troca de conhecimentos entre o alunado. A disciplina de Anatomia Humana faz parte do ciclo comum dos cursos da área da saúde, sendo base para o entendimento sobre o corpo, seu funcionamento e adoecimento. O presente estudo se trata de um relato de experiência em monitoria da disciplina de Anatomia dos Sistemas Orgânicos desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior da rede privada durante o período de pandemia da COVID-19 no primeiro semestre de 2021. O programa de monitoria foi desenvolvido de forma remota por meio da plataforma digital Microsoft Teams. Em meio às dificuldades devido ao novo modelo de estudo, acesso à internet, disponibilidade de horário diferente pós-aula, foi possível perceber que um pequeno número de alunos conseguiu participar de todos os encontros da monitoria. Entretanto, os alunos participantes se mostraram motivados, participativos e satisfeitos com as atividades propostas pela monitora tais quais gincana, jogos virtuais e discussões em grupo. Apesar de a disciplina de Anatomia Humana fazer parte do conhecimento de base de todo acadêmico da área saúde, ela é vista por parte dos alunos como uma disciplina complexa, difícil e que o importante é memorizar as estruturas anatômicas. Sendo assim, as atividades de monitoria aliada às aulas da docente, recursos lúdicos, didáticos e com aplicações de casos clínicos, ajudaram a proporcionar mais interesse dos alunos para a disciplina e reduzir as dificuldades relacionadas ao formato do ensino remoto de anatomia.