Dentre tantas dificuldades vivenciadas, o novo ensino médio traz novas áreas de ensino aprendizagem para as séries iniciais, é o caso do componente curricular “Design Thinking” que é parte integrante de um dos quatro eixos dentro do itinerário formativos na área de Processos Criativos. O Objetivo geral é evidenciar o novo componente curricular do novo ensino médio, Design Thinking e sua forma de ressignificar o pensar e a aprendizagem. O cenário (universo) em pesquisa é a Escola Técnica Estadual Senador Wilson Campos, na região da mata norte do Estado de PE; com amostra de cento e cinquenta alunos que cursaram no 1º semestre de 2022. A pesquisa utilizada é do tipo bibliográfica e exploratória com a ferramenta de estudo de caso realizado por meio de uma pesquisa qualitativa no modelo construído pelo google forms. Analisando as respostas do questionário proposto e ouvindo os estudantes, eles começam a compreender que a sala de aula é um fundamental time colaborativo e como é importante se trabalhar em times com engajamento, usando e desenvolvendo a criatividade, os talentos individuais dentro de cada equipe multidisciplinar, trazendo também outros conteúdos e vivências “estra” escola muito importantes para essa ressignificação do pensar e do aprende, utilizando os recursos e espaços disponíveis do ambiente escolar (espaços adaptáveis). Assim, foi um trabalho muito positivo que fica evidente nos Scores mais altos do questionário aplicado e podendo ser apreciado na tabela 1.