MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZADO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89822 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3163 "inscrito_id" => 13832 "titulo" => "MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZADO" "resumo" => "A matemática representa uma das disciplinas que o alunado brasileiro conforme indica dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), apresentam importante dificuldade em todas etapas da educação básica. O seu ensino formal tanto na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I é de responsabilidade do professor generalista licenciado em Pedagogia.O escopo central desta pesquisa foi mapear às principais tendências metodológicas utilizadas no fazer pedagógico no processo de ensino e aprendizagem das unidades temáticas estabelecidas pela atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esta etapa da educação básica. A pesquisa justifica-se devido rendimento insatisfatório em Matemática dos alunos desta etapa de aprendizagem na avaliação padronizada de larga escala denominada Prova Brasil na qual os itens exigem que na mediação pedagógica o uso das principais tendências internacionais atuais em Educação Matemática estejam presentes no saberes/fazeres de professores e alunos. A questão norteadora foi perguntar aos professores sujeitos da pesquisa se percebiam que sua/s abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino tinha implicações no aprendizado dos alunos? Para responder tal questionamento, esta pesquisa realizada no mês de Abril de 2022 recorremos a pesquisa de natureza qualitativa engendrada nos procedimentos da pesquisa fenomenológica. Para coleta de dados buscou-se entrevistas semiestruturadas e, para análise dos dados coletados recorreu-se a análise de conteúdo em associação com a análise textual discursiva realizadas com um grupo focal de 28 professores da rede pública municipal da Grande Vitória -ES. Os resultados expressivos evidenciaram prevalência da abordagem metodológica da Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica e de Jogos Matemáticos e Revelaram falta de domínio conceitual acerca das demais abordagens metodológicas. Dessa forma, conclui-se que a formação matemática do professor dos anos iniciais tem implicações com os resultados insatisfatórios do alunado brasileiro em Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13832_TB3163_10082022191758.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS LUÍS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlosluispereira_331@hot" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89822 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3163 "inscrito_id" => 13832 "titulo" => "MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS ATUAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO E APRENDIZADO" "resumo" => "A matemática representa uma das disciplinas que o alunado brasileiro conforme indica dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), apresentam importante dificuldade em todas etapas da educação básica. O seu ensino formal tanto na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I é de responsabilidade do professor generalista licenciado em Pedagogia.O escopo central desta pesquisa foi mapear às principais tendências metodológicas utilizadas no fazer pedagógico no processo de ensino e aprendizagem das unidades temáticas estabelecidas pela atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esta etapa da educação básica. A pesquisa justifica-se devido rendimento insatisfatório em Matemática dos alunos desta etapa de aprendizagem na avaliação padronizada de larga escala denominada Prova Brasil na qual os itens exigem que na mediação pedagógica o uso das principais tendências internacionais atuais em Educação Matemática estejam presentes no saberes/fazeres de professores e alunos. A questão norteadora foi perguntar aos professores sujeitos da pesquisa se percebiam que sua/s abordagens metodológicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ensino tinha implicações no aprendizado dos alunos? Para responder tal questionamento, esta pesquisa realizada no mês de Abril de 2022 recorremos a pesquisa de natureza qualitativa engendrada nos procedimentos da pesquisa fenomenológica. Para coleta de dados buscou-se entrevistas semiestruturadas e, para análise dos dados coletados recorreu-se a análise de conteúdo em associação com a análise textual discursiva realizadas com um grupo focal de 28 professores da rede pública municipal da Grande Vitória -ES. Os resultados expressivos evidenciaram prevalência da abordagem metodológica da Resolução de Problemas, Educação Matemática Crítica e de Jogos Matemáticos e Revelaram falta de domínio conceitual acerca das demais abordagens metodológicas. Dessa forma, conclui-se que a formação matemática do professor dos anos iniciais tem implicações com os resultados insatisfatórios do alunado brasileiro em Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID13832_TB3163_10082022191758.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS LUÍS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "carlosluispereira_331@hot" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }