Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARTE E EDUCAÇÃO: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA - UESPI/PIRIRI

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Piripiri, visa formar profissionais para atuar em diferentes campos da educação. Dentre eles, destacamos o exercício da docência na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, em instituições públicas ou privadas de ensino. Esta esfera de atuação inclui o ensino de arte, daí a presença da disciplina Arte e Educação, na matriz curricular, a qual se constitui, neste artigo, em objeto de estudo. Em busca de compreender como esse componente encontra-se estruturado na proposta do Curso, intentamos identificar sob qual perspectiva conceitual-metodológica a arte está apresentada e quais possíveis articulações entre as grandes áreas – Educação e Arte -, emergem dessa configuração. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, acerca da ementa que norteia o desenvolvimento da disciplina. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC), reformulado em 2015, consistiu em fonte primária e essencial desta pesquisa, complementado pelas leis e diretrizes nacionais que regulamentam os cursos de licenciatura no Brasil. O referencial teórico repousa sobre a compreensão de arte como conhecimento e como linguagem (artes visuais, dança, música e teatro), considerando-se, ao mesmo tempo, suas especificidades e suas relações de hibridez. Este entendimento vem sendo ampliado no âmbito do ensino desde a década de 1990. Os estudos apontam que a disciplina Arte e Educação, proposta no PPC em foco, possui uma certa dicotomia em relação a essa perspectiva, pois apresenta a Arte como atividade expressiva e não como linguagem, o que reforça a ideia de ensino polivalente. Por outro lado, relaciona estas atividades à sua pedagogia, às formas de ensiná-las. Outro resultado encontrado diz respeito às articulações entre Arte e Educação, promovidas, em especial, porque a arte é concebida como elemento integrador das demais disciplinas da escola, possibilitando um ensino interdisciplinar.

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