O Trabalho Formação de Professores: Inclusão de alunos com deficiência no Ensino Fundamental anos finais no Estado de Pernambuco discute a formação de professores na perspectiva da inclusão escolar, considerando as representações sociais dos docentes da Educação Fundamental do estado de Pernambuco. Nossa problemática está na tentativa de compreender a importância atribuída à inclusão por parte dos professores, no sentido de concretizar a educação inclusiva de todos os alunos no Ensino Regular. Entendendo o modelo de formação inicial e continuada como forma significativa ao processo de inclusão de alunos com NEE, com esse desafio, pensamos em construir uma proposta de formação de professores que contribua com o processo de inclusão de alunos com deficiência com o objetivo identificar as concepções dos professores a respeito de inclusão e formação que favoreçam de forma significativa o processo de inclusão em escolas públicas e privadas no estado de Pernambuco. Nossos dados revelam alguns resultados relevantes, no sentido de que a construção de um novo modelo de formação de professores para inclusão suscita romper com o paradigma da formação tradicional, que se baseia na homogeneidade e normalidade, superando a educação da mera integração para o paradigma da inclusão com base na diversidade e perspectiva de que todos aprenderem juntos, porém de formas diferentes.