ANDRADE, Alexandra Nascimento De et al.. Metodologias ativas no ensino superior. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88775>. Acesso em: 22/12/2024 18:04
O princípio deste estudo visa investigar quais metodologias ativas estão sendo desenvolvidas em práticas pedagógicas, em licenciaturas descritas, em pesquisas de teses dos últimos cinco anos, em programas de educação no Brasil. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, com enfoque descritivo, realizado mediante uma análise de conteúdo, das teses dos últimos 5 anos (2018 a 2022), acerca do tema em questão, encontrados na plataforma BDTD. Mediante as análises, ressalta-se uma reflexão quanto o ensino com base em metodologias ativas, destaca-se possibilidades para os docentes em formação e para os que estão no processo, pensar quanto a elaboração de um planejamento mais democrático e contemporâneo, visto que este assunto ainda necessita ser mais explorado para/no Ensino Superior, no que tange as discussões referente às formações tanto iniciais como continuadas de professores.